É possível renegociar as dívidas do FIES no Desenrola Brasil?

Fonte: DA REDAÇÃO

FIES X Desenrola Brasil
FIES X Desenrola Brasil

Infelizmente, as dívidas do FIES não podem ser renegociadas no âmbito do programa Desenrola Brasil. Embora o programa esteja oferecendo descontos e prazos maiores para renegociação de dívidas, as dívidas do FIES não se enquadram nessa categoria.

De acordo com a MP 1.176 de 5 de junho de 2023 e a Portaria Normativa MF nº 634 de 27 de junho de 2023, as dívidas do FIES, nas faixas 1 e 2, não são elegíveis para renegociação no programa Desenrola Brasil 2023.

O Desenrola Brasil tem como objetivo fomentar a renegociação de dívidas que possuem menos garantias ou incentivos, focando em situações em que há maiores dificuldades negociais. Não é voltado para renegociação de políticas que já contam com aportes públicos, como é o caso das dívidas do FIES.

Além disso, é importante ressaltar que as dívidas referentes a crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real e operações com funding ou risco de terceiros também não podem ser financiadas pelo programa.

[Continua depois da Publicidade]

Se você possui dívidas do FIES, é recomendado entrar em contato com o programa FIES ou com a instituição financeira responsável pelo financiamento para obter mais informações sobre as opções disponíveis para renegociação.

ENTENDA O QUE É O DENSENROLA BRASIL

Dá para negociar dívida do Fies no Desenrola Brasil?
EBC – Dá para negociar dívida do Fies no Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo auxiliar a população na renegociação de suas dívidas, ajudando a reduzir o endividamento do país. Lançado oficialmente em 6 de junho e regulamentado pelas Portarias Normativas MF Nº 634/23 e MF Nº 733/23, o programa Desenrola começará suas operações em 17 de julho de 2023.

No momento, a renegociação no âmbito do programa é direcionada apenas para a Faixa 2, destinada a pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas foram registradas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. O objetivo é oferecer condições favoráveis e incentivos para que essas pessoas possam regularizar suas dívidas de forma mais acessível.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.