VisionOS2: A Apple deixou as melhores atualizações de fora!

Fonte: CenárioMT

VisionOS2: A Apple deixou as melhores atualizações de fora!
Créditos: Apple

A julgar apenas pelo vídeo da WWDC 2024, você poderia ter ficado com a impressão de que o visionOS 2 não será uma grande atualização. Engano seu!

A Apple mencionou alguns novos recursos chegando ao Vision Pro durante a apresentação principal da WWDC 2024 na segunda-feira, como a capacidade de transformar suas fotos 2D em 3D e o suporte para usar o headset em trens. Mas a empresa ignorou silenciosamente alguns dos recursos mais necessários que está adicionando ao visionOS – e essas mudanças menos divulgadas tornam a atualização muito mais interessante.

O teclado mágico

VisionOS2: A Apple deixou as melhores atualizações de fora!
Créditos: Apple

Após a atualização chegar no outono do hemisfério norte, você poderá ver o Magic Keyboard, um teclado flutuante enquanto trabalha em um ambiente virtual, usar qualquer mouse Bluetooth que desejar e reorganizar os ícones da tela inicial – incluindo a possibilidade de colocar aplicativos de iPad e iPhone onde quiser. Todos esses são recursos que provavelmente deveriam estar disponíveis desde o início, e irão melhorar a experiência do dia a a dia com o Vision Pro de maneiras significativas.

A Apple diz que o Vision Pro também começará a salvar configurações de olhos e mãos para usuários convidados por 30 dias. Compartilhar um Vision Pro com alguém tem sido um transtorno porque toda vez que você o coloca no modo convidado, essa pessoa precisa passar por toda a configuração novamente. Isso tornou difícil para mim fazer meu parceiro experimentar o headset (e tenho certeza de que não sou a única pessoa que passou por isso). Eu preferia poder configurar perfis totalmente separados, mas pelo menos é um passo nessa direção.

[CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE]

Novas telas e configurações no VisionOS

Os fãs de esportes ficarão satisfeitos em saber que a Apple também está adicionando streaming multivisão de cinco telas no aplicativo Apple TV, algo que a empresa adicionou ao seu dispositivo de streaming Apple TV no ano passado. E você poderá transmitir conteúdo via AirPlay para o Vision Pro do seu iPhone, iPad ou Mac – o que, dependendo de como funciona, pode ser útil se você quiser jogar um jogo no Vision Pro que rode em um Mac, mas não no próprio headset.

VisionOS2: A Apple deixou as melhores atualizações de fora!
Créditos: Apple

Por fim, quando você encontrar um vídeo na web, poderá separá-lo em um player de vídeo flutuante – algo que a Apple certamente faria, já que nem o YouTube nem a Netflix desenvolveram aplicativos para o Vision Pro. Os usuários ainda podem preferir os aplicativos dedicados de terceiros para esses serviços, como Juno ou Supercut, mas poder assistir a outros vídeos online dessa forma será bem-vindo.

Esses detalhes apareceram em algum lugar nos materiais de imprensa da Apple. Mas há ainda mais nas notas de lançamento do primeiro beta para desenvolvedores do visionOS 2 (que, aliás, já está disponível). Aqui está uma breve lista de recursos adicionais que estão a caminho:

  • Posicionar janelas de aplicativos a uma distância maior do que antes.
  • As janelas volumétricas – que permitem ver o conteúdo de um aplicativo de todos os lados – irão se inclinar para você para que possa usá-las enquanto estiver deitado (embora os desenvolvedores possam optar por sair desse recurso se quiserem). Você também poderá redimensioná-las.
  • A capacidade de descarregar ambientes virtuais – seus ícones ainda estarão lá, mas se você estiver cansado do Monte Hood, ele não precisará mais ocupar espaço.
  • Ao assistir a vídeos em tela cheia em um ambiente virtual, você poderá se deitar e recentralizá-los acima de você.

A Apple pode não ter atingido toda a minha lista de desejos durante a palestra da WWDC, mas fiquei surpreso com a forma como está abordando especificamente coisas que eu quero do visionOS, como a capacidade de acessar a tela inicial com um único gesto. E para ser justo, a empresa realmente destacou um grande atrativo ontem: um visor virtual gigante que envolve sua cabeça. Como um usuário convicto de três monitores, não poderia estar mais satisfeito com essa notícia.