Ucrânia está utilizando Starlink em drones de combate

Fonte: CenárioMT

Ucrânia está utilizando Starlink em drones de combate
Imagem: Wikipedia

A empresa de robótica militar Milrem Robotics, sediada na Estônia, e a AEC Skyline, fornecedora de soluções críticas de dados, integraram comunicações via satélite Starlink (satcom) no veículo terrestre não tripulado (UGV) THeMIS.

Essa inovação permitirá o controle do THeMIS UGV a longas distâncias, aumentando a segurança e eficiência das operações militares.

O sistema de comunicação por satélite foi integrado no THeMIS Cargo CASEVAC, atualmente em uso na Ucrânia para auxiliar os soldados ucranianos na guerra contra a Rússia. Além disso, as forças ucranianas utilizam o THeMIS configurado para a limpeza de rotas.

Benefícios da integração Starlink

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

A capacidade avançada de controle além da linha de visão (BLOS) será revelada durante a Eurosatory 2024, que acontece de 17 a 21 de junho em Paris, França. A integração Starlink permitirá que veículos de combate não tripulados sejam implantados com segurança no campo de batalha. Ao mesmo tempo, os operadores podem permanecer a uma distância segura, mesmo a milhares de quilômetros, garantindo maior segurança e eficiência.

Por meio da conectividade por satélite, o veículo robótico pode transmitir dados, receber comandos e retransmitir informações vitais em tempo real, independentemente de sua localização no campo de batalha.

“Este desenvolvimento marca um momento crucial na evolução da robótica militar, oferecendo capacidades incomparáveis para operação remota e consciência situacional”, explicou Raul Rikk, Diretor de Desenvolvimento de Capacidades da Milrem Robotics.

“Com as comunicações via satélite, os operadores podem manter o controle do robô a partir de um ponto de vista estratégico seguro, minimizando os riscos associados ao envolvimento humano direto em zonas de combate”, acrescentou.

A Milrem Robotics buscou a AEC Skyline para integrar a capacidade de conexão satcom com o UGV.

O CEO da AEC Skyline, Stef Have, disse ainda: “Desde 2021, a AEC Skyline e a Milrem Robotics têm se empenhado em aprofundar sua cooperação”.

“Tenho orgulho de ver nossa divisão de soluções de dados críticos atuar como parceira de integração na inserção de novas tecnologias, incluindo esta última capacidade baseada em SATCOM, na crescente linha de UGVs líderes mundiais de nosso parceiro”, finalizou.

Adaptabilidade e importância do THeMIS UGV

Ucrânia está utilizando Starlink em drones de combate

De acordo com o acordo assinado entre a Milrem e a Indústria de Defesa da Ucrânia (UDI) em dezembro de 2023, desenvolvedores e fabricantes de defesa ucranianos integrarão sua tecnologia, como armas, guerra eletrônica e equipamentos de desminagem, com os veículos robóticos da Milrem para atender às necessidades das Forças Armadas.

As partes envolvidas pretendem explorar a possibilidade de fabricar vários produtos oferecidos pela Milrem Robotics na Ucrânia.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Esses produtos incluem o THeMIS UGV, capaz de transportar metralhadoras pesadas e armas antitanque. Ele também pode ser configurado para atividades de engenharia de combate, como detecção e remoção de minas. Além disso, existe o potencial para uma colaboração de engenharia para desenvolver um Veículo de Combate Robótico (RCV) sobre rodas ainda inexistente.

O THeMIS, agora integrado com Starlink, é um UGV militar de médio porte projetado para fornecer suporte a soldados a pé, servindo como plataforma de transporte, estação de armas remota, unidade de detecção e descarte de dispositivos explosivos improvisados (IED) e muito mais. Sua arquitetura aberta permite que ele execute várias missões.