Mint 22: lançamento de nova versão do Linux sofre atraso

Fonte: CenárioMT

Mint 22: lançamento de nova versão do Linux Mint sofre atraso

O lançamento da nova versão do sistema operacional Linux Mint, baseada no Ubuntu, está atrasado para este mês devido a um período de correção de bugs mais intenso do que o habitual.

Clement Lefebvre, líder do desenvolvimento do Linux Mint, esclareceu a situação em uma atualização de notícias mensal:

“O Linux Mint 22 parece uma base sólida para o futuro, mas existem muitos bugs nesta versão beta. Alguns problemas são críticos (alterações de segurança do AppArmor causando travamentos de aplicativos, bibliotecas de reprodução com aceleração por hardware travando o Xorg, problemas com Flatpak/mintinstall… etc.). Estamos felizes por receber esse feedback antes do lançamento estável. Estamos corrigindo os bugs gradualmente e enviando atualizações. É empolgante, a versão está ficando melhor a cada dia, mas leva tempo.”

“É difícil fornecer uma data exata para o lançamento da versão estável. Ainda será neste mês, mas a fase beta levará mais tempo do que as habituais duas semanas.”

A fase de testes beta do Linux Mint 22, que utiliza o Ubuntu como base, começou na semana passada. Apesar do progresso positivo, a etapa identificou um número maior de bugs do que o esperado. Normalmente, o intervalo entre o beta e a versão estável do Linux Mint é de duas semanas, mas dessa vez, o prazo pode ser estendido devido ao aumento de relatórios de erros.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

O Linux Mint 22 trará todos os pacotes do Ubuntu 24.04 LTS, além de pacotes atualizados para o ambiente de desktop Cinnamon e outros recursos. Como a distribuição Mint agora se baseia apenas em versões LTS do Ubuntu, o Mint 22 também incorpora diversas mudanças encontradas nas versões intermediárias (não-LTS) do Ubuntu, como a adoção do PipeWire como servidor de som padrão.

Com um pouco de sorte, podemos esperar a estreia do Linux Mint 22 ainda em julho.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.