Modelos de IA e o mito do raciocínio real

Pesquisadores mostram que modelos de inteligência artificial simulam raciocínio, mas não entendem lógica de verdade.

Fonte: CenárioMT

Modelos de IA e o mito do raciocínio real

Nos últimos meses, a inteligência artificial tem avançado para modelos que simulam raciocínio usando o chamado ‘chain of thought’, onde o sistema resolve problemas em várias etapas lógicas. Mas será que essas máquinas realmente entendem o que estão fazendo? Pesquisas recentes mostram que, na prática, elas só imitam raciocínio.

Estudos indicam que esses modelos podem gerar respostas confusas ou ilógicas quando a pergunta se desvia de padrões que já viram antes. Ou seja, quando algo foge do script do treinamento, a performance cai rápido. Os pesquisadores da Arizona State University resumem: esses LLMs não são verdadeiros pensadores, mas sim simuladores sofisticados de textos que parecem racionais.

[Continua depois da Publicidade]

Para testar isso, eles criaram um ambiente controlado chamado DataAlchemy. Nesse teste, modelos menores foram treinados em transformações simples de texto, como cifra ROT e deslocamentos cíclicos, e depois avaliados em combinações dessas funções. O resultado? O suposto raciocínio se mostra frágil e facilmente quebrável quando algo muda.

O estudo deixa claro: os avanços em ‘chain-of-thought’ parecem impressionantes, mas são, na verdade, um milagre frágil. Esses modelos não entendem a lógica, apenas reproduzem padrões aprendidos. Portanto, antes de confiar cegamente em respostas de IA, é bom lembrar que elas simulam mais do que realmente pensam.

[Continua depois da Publicidade]

No fim das contas, a tecnologia promete muito, mas ainda estamos longe de ter máquinas que raciocinam como humanos. Entender as limitações é essencial para usar a tecnologia de forma inteligente e segura.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.