Meta Quest contra-ataca: Novo sistema permite até seis janelas para competir com o Vision Pro

Fonte: CenárioMT

Meta Quest contra-ataca: Novo sistema permite até seis janelas para competir com o Vision Pro
Meta

A Meta continua na briga para competir com o headset Vision Pro, que custa bem mais caro que os seus dispositivos. No mês passado, falamos dos testes que a empresa estava fazendo com posicionamento livre de janelas, tentando alcançar a flexibilidade do sistema visionOS. Hoje, Mark Zuckerberg revelou a versão final desse recurso, permitindo até seis janelas no Meta Quest.

A grande diferença entre os dois produtos sempre foi a mobilidade das janelas. O Vision Pro oferece posicionamento livre, ou seja, você pode ter várias janelas abertas e colocá-las onde quiser no seu ambiente virtual. Incrível mesmo é que elas permanecem exatamente onde você as deixou, mesmo que você saia para uma caminhada usando o VP e depois volte para casa.

Já os headsets Meta Quest, por padrão, oferecem uma experiência bem mais limitada. Até agora, só era possível ter três janelas abertas, sempre lado a lado.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

No entanto, o programa beta da empresa revelou no mês passado um novo layout de janelas, com funcionalidades parecidas com um aplicativo de terceiros que testamos há um ano.

Mark Zuckerberg, fundador da Meta, mostrou hoje uma versão melhorada desse recurso, permitindo uma combinação de três janelas fixas e três que podem ser movimentadas livremente pelo ambiente virtual.

É importante ressaltar que o acabamento visual ainda não chega nem perto do que o Vision Pro oferece, e a taxa de quadros do conteúdo na maioria das janelas parece bem baixa.

Apesar disso, é um grande salto para a Meta. Como sempre acontece no mundo da tecnologia, quanto mais empresas competem entre si, tentando se superar, melhor para os usuários finais.