Meta: Novidade promete revolucionar a experiência dos headsets Quest

Fonte: CenárioMT

Meta Quest contra-ataca: Novo sistema permite até seis janelas para competir com o Vision Pro
Meta

Em um movimento que pode levar o Quest 3 para mais perto do concorrente Apple Vision Pro, a Meta está testando um recurso que permite posicionamento livre de janelas virtuais em seus headsets. A novidade, por enquanto, está disponível apenas para participantes do programa de testes beta, mas promete revolucionar a experiência de computação espacial para usuários do Quest.

Atualmente, o sistema operacional Meta Horizon OS (anteriormente Meta Quest OS) permite multitarefa com até três janelas virtuais fixas lado a lado. O recurso testado, no entanto, oferece maior liberdade, como demonstrado em vídeo por um minerador de dados chamado Luna.

De acordo com o vídeo, é possível mover livremente até três janelas de aplicativos 2D, como o navegador ou janelas do sistema como biblioteca e configurações, pelo ambiente virtual. Outras três janelas podem permanecer fixas.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Limitações iniciais sugerem que a posição das janelas seja lembrada apenas dentro de uma certa distância, retornando ao padrão caso o usuário mude de orientação ou reinicie a visualização. Ainda não há confirmação oficial sobre todas as restrições, mas o recurso demonstra potencial.

A atualização também permite alternar entre janelas curvas e planas, além de um recurso que diminui o brilho dos ambientes virtuais ao usar aplicativos 2D (ainda não disponível no modo de passagem).

Vale destacar que o Apple Vision Pro oferece um nível superior de liberdade. Nele, as janelas podem ser posicionadas em qualquer lugar do ambiente real e permanecem fixas mesmo com a movimentação do usuário, permitindo a criação de um verdadeiro espaço de trabalho virtual.

Com a ênfase recente em anúncios que destacam o potencial de produtividade do Quest 3, a Meta parece estar investindo em tornar seu headset uma ferramenta multifuncional. Mesmo que a experiência não seja idêntica ao Vision Pro, de custo bem mais elevado, o novo recurso demonstra a evolução da plataforma para atender a diferentes necessidades.