Finalmente! Apple adiciona recurso requisitado à anos pela comunidade ao HomeKit

Fonte: CenárioMT

Finalmente! Apple adiciona recurso requisitado à anos pela comunidade ao HomeKit
Imagem: Apple HomeKit

Apesar de quase não mencionar sua plataforma de casa inteligente durante a WWDC 2024, usuários do Apple Home têm motivos para comemorar. A versão beta do iOS 18 revelou a tão pedida opção de escolher a “Central Preferida”. Isso resolve o problema de ter sua casa inteligente “decidindo” funcionar pelo Wi-Fi do HomePod quando há uma Apple TV perfeitamente conectada por ethernet bem ali do lado.

Foram usuários atentos do subreddit HomeKit que identificaram a nova opção na versão beta do iOS 18. Ela permite selecionar a central preferida, eliminando a dependência da escolha automática da Apple, método atual.

A comunidade do HomeKit expressou muita alegria nas redes sociais. Comentários como “Essa é a atualização de recurso mais importante da história do HomeKit”, “Essa é a melhor notícia que já recebi” e “Não acredito! A Apple finalmente nos ouviu!!!” mostram a empolgação.

O que a Apple mudou no Homekit

Finalmente! Apple adiciona recurso requisitado à anos pela comunidade ao HomeKit
Imagem: Apple HomeKit
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

A novidade permite aos usuários escolher a Apple TV com conexão cabeada como central principal para executar as automações do Apple Home, ao invés do HomePod conectado por Wi-Fi. Vários usuários concordam que isso torna a plataforma de casa inteligente mais rápida e confiável.

Uma Central do Apple Home, como um HomePod ou Apple TV, possibilita criar automações, controlar dispositivos remotamente e habilitar processamento local para câmeras de segurança HomeKit.

Para quem possui apenas uma central, a mudança não tem impacto. Mas para usuários com configurações maiores e múltiplas centrais, a frustração com a falta de controle sobre qual dispositivo o sistema utiliza era grande.

Embora a Apple diga que escolhe a melhor central para o trabalho, relatos no Reddit sugerem o contrário. Quando o HomeKit prioriza um modelo antigo ou conectado por Wi-Fi, alguns usuários relatam lentidão nas automações e menor confiabilidade geral.

“Eu mesmo constantemente pego meu HomeKit funcionando em um HomePod Mini no canto mais distante da casa, ao invés da Apple TV conectada por ethernet na sala”, conta um usuário. “Nesses casos, as automações ficam bem mais lentas e muitas vezes não consigo acessar as câmeras do HomeKit”.

Antes dessa mudança, a única forma de forçar o uso de uma central específica era desconectar todas as outras. Mesmo assim, ao reconectá-las, o sistema frequentemente voltava à configuração original. É importante ressaltar que, enquanto é possível desabilitar a função de central do HomeKit na Apple TV, não há como fazer isso no HomePod.

Com o iOS 18, usuários do Apple Home finalmente ganham o controle que tanto pediam. Ansiosos para experimentar a novidade? A versão beta para desenvolvedores já está disponível, mas é importante lembrar que ela precisa estar instalada em todas as centrais para funcionar. Para garantir o bom funcionamento da sua casa inteligente, talvez seja melhor esperar pelo lançamento oficial do iOS 18 no outono.