Gundams em breve? Empresa ferroviária japonesa usa robô gigante para cuidar dos trilhos

Fonte: CenárioMT

Um passo mais próximo dos Gundams: Trem japonês ganha robô gigante para cuidar dos trilhos
West Japan Railway

Imagine um enorme robô humanóide saído de um filme de ficção científica dos anos 80, mas sem nenhuma intenção maligna. É exatamente isso que a West Japan Railway, companhia ferroviária japonesa, acaba de apresentar um novo funcionário para cuidar da manutenção de trechos.

A partir deste mês, a máquina gigante com braços enormes, uma cabeça pequena desproporcional que lembra o Wall-E e olhos grandes e redondos, ficará montada sobre um caminhão capaz de se locomover sobre trilhos. Um operador controlará o robô remotamente, “enxergando” através de câmeras instaladas nos “olhos” do gigante e manipulando seus braços e mãos potentes.

Com um alcance vertical de 12 metros, a máquina pode usar diferentes ferramentas em seus braços para carregar objetos de até 40kg, segurar pincéis para pintura ou até mesmo uma motoserra para poda.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Inicialmente, o foco do trabalho do robô será aparar galhos de árvores que crescem perto dos trilhos e pintar estruturas metálicas que sustentam os cabos de energia elétrica.

Segundo a empresa, a tecnologia vai ajudar a preencher a falta de mão de obra qualificada no Japão, país com uma população cada vez mais velha, além de reduzir acidentes como quedas e choques elétricos sofridos por trabalhadores em serviços realizados em altura.

“Esperamos usar máquinas para todos os tipos de manutenção de nossa infraestrutura no futuro”, disse o presidente da empresa, Kazuaki Hasegawa, em entrevista coletiva recente. “Este robô deve servir como um estudo de caso para lidar com a escassez de mão de obra”, completou.