Android 15 pode atrapalhar a integração com Windows: entenda o problema

Fonte: CenárioMT

Imagem decorativa

Usuários de Windows 11 que usam a função “Vincular ao Celular” para conectar seus smartphones Android podem enfrentar problemas após a atualização para o Android 15.

A Microsoft emitiu um alerta sobre mudanças no novo sistema operacional Android que podem afetar a forma como as notificações são sincronizadas entre os dispositivos. De acordo com a empresa, algumas notificações consideradas sensíveis, como códigos de verificação em dois fatores (2FA), podem não ser mais exibidas no computador.

[Continua depois da Publicidade]

O que mudou?

A Google implementou uma nova medida de segurança no Android 15 que impede automaticamente o envio de notificações confidenciais para dispositivos considerados “não confiáveis”. Essa mudança visa proteger os usuários de possíveis ataques e vazamentos de informações.

[Continua depois da Publicidade]

Quais dispositivos são afetados?

A alteração afeta principalmente os usuários que baixaram o aplicativo “Vincular ao Windows” da Google Play Store. Smartphones com o aplicativo pré-instalado e configurado corretamente pela Microsoft e pelo fabricante podem continuar sincronizando as notificações sensíveis. Dispositivos Samsung Galaxy, por exemplo, ainda são compatíveis com essa funcionalidade.

E os outros dispositivos?

Usuários de smartphones como Google Pixel, Sony Xperia e Nothing Phone, que não possuem o aplicativo pré-instalado, podem enfrentar problemas para visualizar códigos 2FA e outras notificações confidenciais após a atualização para o Android 15.

O problema tem solução?

Android 15 pode atrapalhar a integração com Windows: entenda o problema
Canva / CenarioMT

A Microsoft e a Google ainda não se pronunciaram oficialmente sobre uma possível solução para o problema. No entanto, especialistas em tecnologia acreditam que uma atualização futura do Android ou do aplicativo “Vincular ao Windows” pode resolver a questão.

O que fazer enquanto isso?

Até que uma solução definitiva seja encontrada, os usuários afetados podem tentar algumas alternativas, como:

  • Verificar as configurações do aplicativo “Vincular ao Windows”: Certifique-se de que todas as permissões necessárias estão ativadas.
  • Entrar em contato com a assistência técnica da Microsoft e do fabricante do smartphone: Eles podem oferecer suporte adicional e informações sobre possíveis soluções.
  • Utilizar outros métodos de sincronização: Existem outros aplicativos e serviços que permitem sincronizar notificações entre dispositivos, mas é importante verificar a segurança e a privacidade de cada um deles.

A atualização para o Android 15 trouxe uma importante novidade em termos de segurança, mas também gerou um inconveniente para os usuários que utilizam a função “Vincular ao Celular” no Windows. É esperado que as empresas envolvidas encontrem uma solução para o problema em breve, permitindo que os usuários voltem a ter uma experiência completa e segura ao conectar seus dispositivos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.