Vacinação é oferecida em estações do MetrôRio contra gripe e sarampo

A partir desta terça-feira, estações do MetrôRio serão pontos estratégicos para imunização contra gripe e sarampo no Rio de Janeiro.

Fonte: CenárioMT

Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Estações do MetrôRio passarão a oferecer vacinação contra gripe e sarampo a partir desta terça-feira (29), das 9h às 16h, começando pela Estação Pavuna, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a concessionária MetrôRio.

Na quarta-feira (30), o atendimento será estendido para as estações Botafogo, Carioca (Centro), Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) e Triagem, também das 9h às 16h. Os postos de vacinação ficarão fora das áreas de embarque, permitindo o acesso ao público em geral sem a necessidade de passar pelas catracas.

O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso à imunização em locais de grande circulação. Durante a campanha, profissionais de saúde estarão disponíveis para aplicar as vacinas e fornecer orientações sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado, além de esclarecer dúvidas da população.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.

A vacina contra o sarampo é voltada para adultos de 18 a 59 anos não imunizados, além de jovens até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose anteriormente.

Já a vacina contra a gripe está disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes.

Além das estações do metrô, os imunizantes também estão acessíveis em 240 postos de saúde e nas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo (das 8h às 22h, todos os dias) e em Campo Grande, no Park Shopping, seguindo o horário do centro comercial.