Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

O imunizante brasileiro SpiN-TEC está na fase final de testes e será disponibilizado pelo SUS em breve, com investimento de R$ 140 milhões.

Fonte: CenárioMT

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional, chamada SpiN-TEC, estará disponível via Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026, conforme anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a vacina recebeu apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, totalizando um investimento de R$ 140 milhões por meio da RedeVírus, abrangendo ensaios pré-clínicos e as fases clínicas 1, 2 e 3.

[Continua depois da Publicidade]

Em entrevista durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana afirmou que o imunizante está na fase final de estudos. Os primeiros resultados publicados indicam que a vacina é segura.

“Já vamos dar entrada na Anvisa para validar essa vacina. O insumo farmacêutico ativo será produzido pela empresa brasileira Libbs, e a envasadora será uma companhia de Minas Gerais. É um orgulho nacional.”

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.