SUS avança com rede nacional de hospitais e serviços inteligentes

O Ministério da Saúde lançou uma iniciativa que amplia unidades de alta complexidade e moderniza estruturas com tecnologia avançada em todo o país.

Fonte: CenárioMT

SUS avança com rede nacional de hospitais e serviços inteligentes
SUS avança com rede nacional de hospitais e serviços inteligentes - Foto: Luiza Frazão/MS

O Ministério da Saúde apresentou, em Brasília, uma rede nacional de hospitais e serviços inteligentes, voltada à modernização do atendimento no Sistema Único de Saúde. A proposta reúne infraestrutura avançada, alta especialização e cooperação internacional para ampliar a precisão e a agilidade nos cuidados médicos.

A iniciativa prevê a instalação de 14 unidades de terapia intensiva automatizadas, integradas entre todas as regiões, além da construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP, considerado o primeiro hospital inteligente do país.

[Continua depois da Publicidade]

A pasta informou que outras oito unidades hospitalares serão modernizadas com apoio de universidades e secretarias de saúde. Segundo o ministro Alexandre Padilha, o país inicia uma nova etapa de inovação, marcada pela incorporação de tecnologias e parcerias estratégicas.

O ministro destacou que o plano vai além da construção e reforma de estruturas, envolvendo processos de transferência tecnológica essenciais para aprimorar o atendimento.

Entenda

A rede integra o programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar o atendimento especializado na rede pública. Segundo dados oficiais, o uso de inteligência artificial e big data pode reduzir significativamente o tempo de espera em emergências e aumentar a precisão dos diagnósticos.

[Continua depois da Publicidade]

As UTIs inteligentes estarão distribuídas em hospitais de 13 estados, localizados em Manaus, Dourados, Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Os serviços terão operação totalmente digital, com monitoramento contínuo, integração de equipamentos e sistemas de informação, suporte à decisão clínica e conexão com uma central de pesquisa e inovação, permitindo intercâmbio entre especialistas de diferentes regiões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: angelo@cenariomt.com.br