Saúde avalia inclusão da vacina meningo B no SUS por meio de consulta pública

Consulta pública foi aberta para discutir a possível inclusão da vacina contra o meningococo B no calendário do SUS, diante do avanço de casos e mortes.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro (RJ), 10/05/2025 – Vacina da Tríplice Viral durante o Dia D contra a gripe, na Lapa, centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (31), uma consulta pública sobre a possível inclusão da vacina meningo B no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente disponível apenas na rede privada, o imunizante protege contra o sorotipo B da bactéria meningococo, responsável pela maioria dos casos de doença meningocócica no país.

No SUS, estão disponíveis vacinas contra os sorotipos A, C, W e Y. A inclusão da meningo B surge como resposta ao aumento dos casos de meningite meningocócica, doença grave que pode evoluir rapidamente e levar à morte. Em 2024, o Brasil já contabilizou 2.357 casos de meningite bacteriana, com 454 óbitos. Do total, ao menos 138 casos foram provocados pelo meningococo do tipo B, resultando em 21 mortes confirmadas.

[Continua depois da Publicidade]

Além da alta taxa de letalidade, a doença pode deixar sequelas severas em 10% a 20% dos sobreviventes, como surdez, amputações e danos neurológicos permanentes. Por isso, sociedades médicas recomendam a aplicação do imunizante, mesmo ele ainda não estando no calendário básico infantil do SUS. A aplicação prevista é em três doses, aos 3, 5 e 12 meses de idade.

A proposta de incorporação foi apresentada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) pela farmacêutica GSK, responsável pela produção da vacina. Segundo o dossiê entregue, o custo estimado da medida é de R$ 6,1 bilhões ao longo de cinco anos. A empresa defende que a vacinação pode reduzir significativamente os gastos com internações e tratamentos de casos graves.

[Continua depois da Publicidade]

A consulta pública ficará disponível por 20 dias no site da Conitec. Após o encerramento do prazo, as contribuições da sociedade serão analisadas para a elaboração do relatório que recomendará, ou não, a inclusão da vacina no SUS.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.