Rio de Janeiro emite alerta para risco de intoxicação por metanol após casos em outros estados

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro emitiu alerta sobre risco de intoxicação por metanol, mesmo sem registros confirmados no estado até agora.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro emite alerta para risco de intoxicação por metanol após casos em outros estados
Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro enviou um comunicado aos 92 municípios para reforçar a atenção em casos suspeitos de intoxicação por metanol. O alerta surgiu após o registro de 43 ocorrências em São Paulo e Pernambuco, ligadas à ingestão de bebidas destiladas adulteradas. Até o momento, nenhum caso foi confirmado no território fluminense.

A intoxicação pode provocar cegueira irreversível e até a morte. O metanol é um composto presente em combustíveis, solventes e produtos de limpeza, mas também pode ser utilizado de forma clandestina na adulteração de bebidas alcoólicas.

[Continua depois da Publicidade]

As autoridades de saúde orientam que os sinais da intoxicação podem aparecer em até 24 horas após o consumo. Sintomas como embriaguez associada a desconforto gástrico, visão turva ou borrada e alterações na acuidade visual devem ser investigados imediatamente. “É essencial que os profissionais de saúde estejam atentos, e que a população procure atendimento médico em caso de suspeita, evitando a automedicação”, destacou a secretária de Saúde, Claudia Mello.

A superintendente de Emergências em Saúde Pública, Silvia Carvalho, reforçou a necessidade de notificação imediata de casos suspeitos, permitindo uma resposta rápida das equipes de vigilância.

[Continua depois da Publicidade]

Orientações de precaução

A Secretaria de Estado de Saúde recomenda atenção redobrada à procedência das bebidas adquiridas. Os consumidores devem verificar se rótulos, lacres e tampas estão intactos. Para comerciantes, a orientação é não adquirir produtos sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária ou sem selo fiscal. Também é possível consultar o CNPJ de fabricantes e distribuidores para confirmar se estão regulares.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]