O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro enviou um comunicado aos 92 municípios para reforçar a atenção em casos suspeitos de intoxicação por metanol. O alerta surgiu após o registro de 43 ocorrências em São Paulo e Pernambuco, ligadas à ingestão de bebidas destiladas adulteradas. Até o momento, nenhum caso foi confirmado no território fluminense.
A intoxicação pode provocar cegueira irreversível e até a morte. O metanol é um composto presente em combustíveis, solventes e produtos de limpeza, mas também pode ser utilizado de forma clandestina na adulteração de bebidas alcoólicas.
As autoridades de saúde orientam que os sinais da intoxicação podem aparecer em até 24 horas após o consumo. Sintomas como embriaguez associada a desconforto gástrico, visão turva ou borrada e alterações na acuidade visual devem ser investigados imediatamente. “É essencial que os profissionais de saúde estejam atentos, e que a população procure atendimento médico em caso de suspeita, evitando a automedicação”, destacou a secretária de Saúde, Claudia Mello.
A superintendente de Emergências em Saúde Pública, Silvia Carvalho, reforçou a necessidade de notificação imediata de casos suspeitos, permitindo uma resposta rápida das equipes de vigilância.
Orientações de precaução
A Secretaria de Estado de Saúde recomenda atenção redobrada à procedência das bebidas adquiridas. Os consumidores devem verificar se rótulos, lacres e tampas estão intactos. Para comerciantes, a orientação é não adquirir produtos sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária ou sem selo fiscal. Também é possível consultar o CNPJ de fabricantes e distribuidores para confirmar se estão regulares.