Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira?

Fonte: CENÁRIOMT

Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira?
Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira? foto:pixabay

Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira? O arroz é um ingrediente saboroso, fácil de cozinhar e que pode tornar a sua vida muito simples, graças ao fato de poder preparar grandes quantidades para servir ao longo da semana, embora não seja recomendado.

Isso porque uma das características desse delicioso grão que você provavelmente não conhece é que ele pode estar contaminado com uma bactéria perigosa que coloca em risco a sua saúde.

Trata-se do Bacillus cereus , microrganismo que costuma contaminar os alimentos e produzir dois tipos de intoxicação após o consumo. Por um lado, você pode ter uma condição diarreica , especialmente quando você tem produtos infectados, como carne crua.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Mas caso tenha infectado o arroz, ocorre um envenenamento emético , com o qual você apresentaria vômitos e náuseas. Geralmente é encontrado em feijões secos ou crus, mas é um microrganismo resistente cujos esporos sobrevivem até mesmo ao processo de cozimento.

No entanto, com uma boa gestão e conhecimento da segurança alimentar, pode evitar adoecer com a sua próxima tigela de arroz.

Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira?

A melhor maneira de evitar o envenenamento por Bacillus cereus no arroz é manuseá-lo corretamente depois de terminar de cozinhá-lo.

Embora você possa deixá-lo no fogão por um tempo, os especialistas dizem que a melhor opção é colocá-lo na geladeira o mais rápido possível.

As baixas temperaturas no interior do aparelho impedem que os esporos das bactérias se multipliquem e assim não se reproduzam nem gerem as perigosas toxinas que o adoecem.

De acordo com o portal do British Health Service (NHS), você não deve deixar o arroz em temperatura ambiente por mais de 1 hora. Também não é recomendado reaquecê-lo mais de uma vez ou que passe mais de um dia a mais, após o cozimento, no eletrodoméstico, acrescentaram da organização.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).