Quais são os riscos de usar lentes de contato?

Fonte: CENÁRIOMT

Quais são os riscos de usar lentes de contato?
Quais são os riscos de usar lentes de contato? FOTO:PIXABAY

Quais são os riscos de usar lentes de contato? As lentes cosméticas Fantasy permitem modificar a cor e a aparência da íris para oferecer o resultado mais realista possível dependendo do traje escolhido. 

É por isso que cada vez mais são vendidos em épocas como o Carnaval ou o Halloween e é fácil encontrá-los em qualquer ótica .

O problema é que muitas vezes as lentes de contato fantasia são compradas em lojas físicas e online não autorizadas , não são aprovadas e não foram prescritas ou adaptadas por um oftalmologista. E essa prática traz riscos .

RISCOS DE LENTES DE CONTATO DE FANTASIA PARA OS OLHOS

National College of Opticians-Optometrists (CNOO) adverte que as lentes cosméticas de fantasia não aprovadas e sem prescrição ou adaptação por um oftalmologista-optometrista profissional podem causar irritação , conjuntivite , reações alérgicas e, em casos mais extremos, perda de visão.

[Continua depois da Publicidade]

O CNOO adverte que as lentes cosméticas de fantasia são consideradas dispositivos médicos, pelo que devem ser adaptadas a cada paciente. As particularidades de cada olho devem ser avaliadas para evitar sintomas como ressecamento ou mesmo dor, que podem ser causados ​​pelo material da lente.

“Muitos usuários de lentes de contato acreditam que qualquer lente serve para eles, inclusive as cosméticas, e que não precisam de uma nova adaptação por parte do ótico-optometrista. Isso é um equívoco , pois é esse profissional que pode instruir no uso, manuseio e conservação deste tipo de lentes, além de prescrever lentes de contato aprovadas e seguras “ , explica Juan Carlos Martínez Moral, presidente do CNOO.

DICAS PARA USAR LENTES DE CONTATO FANTASIA CORRETAMENTE

As lentes de contato fantasia requerem orientações de manutenção e higiene para reduzir o risco de lesões na córnea ou infecções oculares . Para evitar esses problemas, o National College of Opticians-Optometrists aconselha o seguinte:

  • Consulte o seu optometrista para saber se está apto a usar este tipo de lentes e aconselhe-o sobre as mais adequadas para si.
  • Se sentir desconforto ao colocá-los, enxágue-os com o líquido correspondente e certifique-se de que não estejam virados do avesso ou que tenham entrado corpos estranhos.
  • Ao usar lentes de contato pela primeira vez, olhe diretamente para baixo e pisque até que caibam.
  • Faça uma higiene rigorosa , incluindo lavar e secar as mãos antes de manuseá-las, para evitar possíveis infecções.
  • Por se tratar de um acessório específico, é importante não usar as lentes cosméticas fantasia por mais horas do que o estipulado.
  • Evite adquirir esses produtos em pontos de venda não autorizados , pois geralmente não estão sujeitos a nenhum tipo de controle ou medida.

PRECAUÇÕES AO USAR MAQUIAGEM DE FANTASIA

Muitas infecções e lesões oculares decorrem do uso inadequado da maquiagem, já que o manuseio inadequado pode favorecer a proliferação de bactérias e fungos, afirma o CNOO. Para evitá-lo:

  • Lave bem as mãos antes de maquilhar os olhos e use cosméticos indicados para a área dos olhos .
  • Feche bem os olhos ao aplicar purpurina ou purpurina .
  • Tenha muito cuidado com cílios postiços ou perucas , que liberam pequenas partículas que podem entrar em contato com os olhos, bem como itens que contenham corantes e produtos químicos que podem irritar a área dos olhos, causando vermelhidão ou coceira.
  • Ao remover a maquiagem , é aconselhável remover as lentes de contato antes para evitar que entrem em contato com qualquer outra maquiagem.

OUTROS ACESSÓRIOS DE HALLOWEEN QUE PODEM AFETAR A VISÃO

Além das lentes de contato fantasia, o CNOO alerta que existem outros acessórios comuns em tempos de fantasia que também podem afetar os olhos de forma mais ou menos direta.

  • Protetores faciais e óculos de proteção podem limitar a visão e causar quedas. Eles também podem impedir que as lentes arejem adequadamente, o que pode causar desconforto e olhos secos.
  • Lupas, óculos ou binóculos são outros acessórios de fantasia que podem ser perigosos para os olhos, especialmente se usados ​​por crianças.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).