26.3 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEQuais são as drogas mais viciantes?

Quais são as drogas mais viciantes?

Texto por CENÁRIOMT

Quais são as drogas mais viciantes? O uso de drogas é uma situação que pode ser encontrada em todo o mundo. Embora algumas nações já tenham se aventurado a permitir legalmente o consumo dessas substâncias, em grande parte do planeta elas continuam proibidas. 

É que além do tráfico de drogas, as drogas são substâncias geralmente altamente viciantes e que podem causar sérias consequências à saúde das pessoas, principalmente quando causam dependência.


--Continua depois da publicidade--

Segundo uma publicação do do site adolescência.org, drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as ingere / utiliza.

Mostramos abaixo, quais são as drogas mais viciantes:

Álcool e heroína

Conforme explicado na mídia, ambos seriam os mais viciantes, pois promovem a liberação de dopamina. Isso é conhecido como “o hormônio da felicidade , pois é responsável por gerar sensações agradáveis ​​ou de relaxamento”. 

Além disso, o álcool está no topo da lista por ser uma das substâncias mais perigosas para a população. O consumo excessivo desta bebida está associado a uma série de problemas mentais e nervosos, pois interfere diretamente no seu funcionamento. Junto com isso, pode desencadear doenças hepáticas complicadas.

Por outro lado, a heroína pode causar ansiedade, alterações mentais ou físicas, problemas de pele ou até problemas nas veias porque geralmente é injetada. 


--Continua depois da publicidade--

Rachadura

Essa droga, derivada da cocaína, também pode liberar dopamina no cérebro. Conforme explica o professor Nutt, quem consome essa substância pode apresentar sintomas de depressão assim que ela sai do corpo, devido a esse efeito.

A dependência surge quando se torna necessário manter ou aumentar as doses da droga, a fim de manter o sentimento de felicidade e evitar a queda posterior. 

Cocaína

Derivada das folhas da planta de coca que cresce tanto na América do Sul, essa substância, que costuma ser consumida na forma de pó, pode causar alterações de humor, agressividade, impotência ou insônia. 

“Isso é viciante por causa do composto químico usado para criá-lo, como sulfato de cocaína, adulterantes ou impurezas que prejudicam o consumidor”, explicaram ao El Mundo. 

Uma vez no corpo, este medicamento aumenta as chances de hemorragias cerebrais, trombose no cérebro ou outras doenças ou condições neurológicas . 

Metanfetamina

A metanfetamina, também conhecida como cristal, produz uma sensação de euforia , que ocorre no cérebro de forma muito semelhante ao que acontece com o crack, só que seus efeitos são muito mais duradouros. 

Devido a isso, quem o consome pode apresentar alterações que resultam em sintomas de depressão ou ansiedade. 

Tabaco

Esta é outra das drogas que normalmente é considerada legal, mas faz parte da lista das mais nocivas e ativas. 


--Continua depois da publicidade--

Seu consumo tem sido associado à presença de diversos tipos de câncer, como pulmão, esôfago, laringe, rim, garganta, bexiga, fígado e pâncreas, entre outros. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br/
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

BOLETIM CORONAVÍRUS
Saúde de Lucas do Rio Verde notifica 87 casos positivos de coronavírus na última semana
agosto 15, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeito Miguel Vaz assina ordem de serviço para construção da nova sede da escola Érico Veríssimo
agosto 15, 2022
Lucas do Rio Verde
Campanha do Agasalho: Assistência Social e parceiros concluem mais uma ação solidária
agosto 15, 2022
INFRAESTRUTURA
Câmara aprova projetos que abrem crédito para pavimentação de rodovias na região de Lucas do Rio Verde
agosto 15, 2022