Quais os melhores alimentos para parar a diarréia

Fonte: Redação

arroz
por Pixabay

Arroz branco, batatas cozidas, um peito de frango cozido para sobremesa, uma maçã assada. Perfeitamente, esse pode ser o menu ideal de uma dieta adstringente para se recuperar após um episódio de diarréia. Aqui estão mais alimentos que vão ajudá-lo.

Sem dúvida, a diarréia é um distúrbio muito comum (e também desconfortável, ao nos fazer ir ao banheiro com frequência e urgência) que pode ter um grande número de causas.

  • Nosso intestino pode parar de funcionar corretamente devido a uma infecção, alergia, algum tipo de intolerância alimentar ou os efeitos colaterais de um medicamento, como antibióticos.

A diarreia é considerada várias situações:

  • O aumento no número de vezes que você vai ao banheiro.
  • O número de evacuações.
  • Modificação na textura das fezes, ou seja, passando de uma consistência mais ou menos sólida para uma mais pastosa ou mesmo líquida.

Veja também: Como fazer soro caseiro?

[Continua depois da Publicidade]

Melhores alimentos para parar a diarréia

Batata

As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. Isso porque elas têm propriedades que atuam estimulando os componentes celulares e seus reguladores químicos, contribuindo para o equilíbrio intestinal. Podem ser consumidas cozidas, na sopa ou em forma de purê.

Cenoura

Rica em pectina – um tipo de fibra solúvel – e em potássio, a cenoura ajuda no combate às inflamações e contribui para o aumento da imunidade. Além de ajudar na restituição de eletrólitos – minerais responsáveis pelo fluxo do líquido no organismo – que são perdidos na diarreia. Sua ingestão pode ser como purê, cozida ou até em sucos.

Banana

Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas. Para consumir, a banana pode ser sólida ou amassada.

Maçã (sem casca)

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Importante! A casca da maçã possui propriedades que dificultam a melhora do quadro diarreico, como as fibras insolúveis, por isso, recomenda-se o consumo sem a casca.

Melancia

Nessa missão, a melancia é uma boa aliada por ser rica em água e contribuir para a hidratação do organismo, uma vez que a diarreia causa desidratação.

Carnes brancas

Devido à baixa quantidade de gordura presente e por ser rica em vitamina B, a carne branca (de preferência frango ou peixe) contribui com o fortalecimento da imunidade. Por ser também uma fonte proteica, esse alimento ajuda na redução da inflamação no intestino. O seu consumo pode ser em pedaços cozidos e cortados ou desfiados.

Arroz ou caldo de arroz

O arroz ou seu caldo auxiliam no combate à diarreia devido à ausência de fibras insolúveis, que contribuem para o aumento do quadro diarreico. Além disso, assim como as carnes, o arroz possui vitaminas do complexo B (as quais o organismo humano já não produz de maneira suficiente e, com a diarreia, fica mais deficiente ainda) e ajuda narestauração da flora intestinal.

Sopa de legumes

O maior potencial da sopa de legumes está em repor os nutrientes e líquidos que são facilmente perdidos quando se está com diarreia. Em hipótese alguma deve-se utilizar mantimentos industrializados, que mais causariam o efeito contrário, aumentando o quadro diarreico. O melhor é apostar em uma sopa com batata, cenoura, pedacinhos de frangos etc.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.