Posso beber álcool se tiver triglicerídeos altos?

Fonte: CENÁRIOMT

Posso beber álcool se tiver triglicerídeos altos?
Posso beber álcool se tiver triglicerídeos altos? FOTO:PIXABAY

Pacientes com triglicerídeos altos devem seguir uma dieta e estilo de vida saudáveis ​​para regular os altos níveis de gordura. Cuidar da nossa saúde envolve muitos fatores que são de extrema importância, principalmente se o que se busca é controlar ou prevenir doenças cardíacas e acidentes cardiovasculares. 

Para isso, centenas de pessoas verificam constantemente seus níveis de colesterol ruim no sangue ou pressão arterial , o que pode prejudicar os rins ; entretanto, há outros aspectos que também devem ser mantidos sob constante revisão , como  os triglicerídeos. 

Algo importante a ser mencionado é que assim como o colesterol , os triglicerídeos são muito necessários para o bom funcionamento do organismo, mas uma alimentação inadequada pode fazer com que eles fiquem armazenados no sangue e haja um risco maior de desenvolver hipertrigliceridemia, ou seja, quando os níveis estão muito alto.

De tal forma que não surpreende que uma boa alimentação aliada a um estilo de vida saudável sejam fundamentais para a prevenção de problemas de saúde, mas ainda existem muitas dúvidas para atender a esses dois requisitos, um deles é se pode ou não ingerir bebidas alcoólicas, principalmente alguns dias antes do início dos feriados nacionais, os eventos, reuniões e festas que estas datas implicam

[Continua depois da Publicidade]

Especialistas respondem ao consumo de álcool com triglicerídeos altos

O álcool é uma das bebidas que estão sempre presentes quer em reuniões de família ou com amigos e até em todo o tipo de restaurantes onde as pessoas vão para uma festa importante e muitas pessoas diagnosticadas com triglicéridos elevados ou outras doenças costumam ter a dúvida se é ou não é bom brindar com o resto sem colocar sua saúde em risco. 

A abstinência do álcool é uma das melhores formas de se proteger o paciente com essa condição e, embora não seja totalmente proibido, a grande recomendação é limitar seu consumo, pois é uma bebida rica em calorias e açúcares. aumentar os triglicerídeos .

Vale lembrar que a relação entre essas três substâncias ocorre porque quando ingerimos todas as calorias que ingerimos são transformadas em triglicerídeos (também conhecidos como gorduras), que ficam armazenados nas células adiposas e o último passo é que os hormônios as liberam. O corpo para obter energia, no entanto, eles podem ser armazenados no sangue se não queimarem calorias suficientes ou consumirem mais do que uma pessoa pode queimar. 

Por sua vez, o álcool , sendo rico em açúcar e calorias, pode aumentar ainda mais os níveis de triglicérides e por isso é recomendado limitar seu consumo; enquanto os pacientes que apresentam hipertrigliceridemia grave, acrescenta o site especializado em medicina, devem evitar a todo custo consumir essa bebida. Mas isso é apenas parte dos cuidados que uma pessoa deve ter, pois, como antecipamos, a alimentação desempenha um papel importante.

[Patrocinado]

E para regular esse tipo de gordura, além de prevenir problemas cardiovasculares, o ideal é tentar evitar açúcar e carboidratos refinados e comer gorduras saudáveis, além de se exercitar e emagrecer , já que tudo isso combinado pode ajudar os pacientes a regularem os triglicerídeos . Apesar de tudo isso ter respaldo científico, o ideal é sempre visitar um médico que preste atendimento personalizado e assim considerar outros fatores, doenças e medicamentos. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).