Possíveis causas de seios doloridos

Fonte: CENÁRIOMT

Possíveis causas de seios doloridos
Possíveis causas de seios doloridos FOTO:PIXABAY

Você sabe qual é a causas de seios doloridos? Lembre-se de que os altos e baixos hormonais do período e também da fase anterior à menopausa (duas situações pelas quais todas passamos) são a principal causa de desconforto e dor nos seios.

  • Além da dor , os seios podem ficar tensos, inchados e sensíveis ao toque. Se o desconforto for devido a alterações hormonais no ciclo , elas geralmente ocorrem nos dias que antecedem a menstruação e são sentidas em ambas as mamas.

A dor pré-menstrual geralmente é notada nas partes superior e externa dos seios

  • Mulheres com seios densos sofrem com isso com mais frequência. A razão é que esses tipos de seios são compostos de mais tecido fibroso do que tecido adiposo e tendem a ser mais sensíveis às alterações hormonais.

    Portanto, eles podem ficar mais inflamados ou até causar desconforto com o mínimo de atrito. Se isso acontecer com você, consulte seu ginecologista para que ele possa avaliar qual a melhor forma de aliviar a dor no seu caso.

QUANDO A DOR É SENTIDA APENAS EM UM SEIO

As alterações hormonais não são a única causa de dor mamária. Os seios também podem incomodá-lo se…

  • Uma infecção afeta seus ductos mamários. É conhecida como mastite e, embora seja mais comum sofrer com isso durante a lactação, às vezes ocorre fora dela. A dor geralmente é bastante aguda e o tórax afetado fica quente, inchado e vermelho . Você também pode notar um nódulo na mama e desenvolver febre.
  • Se você tem um cisto . Eles aparecem quando o líquido se acumula em um dos numerosos lobos (uma espécie de sacos) que compõem a glândula mamária. Geralmente são redondos e macios ao toque e, quando tocados, se movem. Embora nem sempre doam, quando são muito grandes podem incomodar (nestes casos, valoriza-se a opção de esvaziar o líquido através de uma punção ). Observe também se o nódulo muda de tamanho porque os cistos às vezes aumentam durante a ovulação e diminuem nos dias da menstruação.

Se você perceber que tem um caroço no peito, não o deixe ir e vá ao seu ginecologista o mais rápido possível

  • Quando um tumor benigno se formou. O mais frequente é conhecido como fibroadenoma e é de dois tipos de tecido: o da glândula mamária e o de sustentação. Os fibroadenomas são firmes e, como os cistos, movem-se facilmente sob a pele.

SE A CAUSA ESTIVER FORA DOS SEIOS

Às vezes, a origem da dor não está no peito, embora seja perceptível nele.

[Continua depois da Publicidade]
  • Uma contratura, tensão ou inflamação da cartilagem que une as costelas ao esterno (medicamente conhecida como costocondrite ) pode causar dor no peito, especialmente associada ao movimento. O mais comum é notá-lo apenas de um lado.
  • Alguns medicamentos, como a pílula anticoncepcional, terapia hormonal ou certos antidepressivos, antibióticos ou anti-hipertensivos, também podem estar por trás da dor mamária. Informe o seu médico se você os toma e tem desconforto constante na área.

A DOR AUMENTA O RISCO DE CÂNCER DE MAMA?

De acordo com um grande estudo publicado no British Journal of General Practice , com dados de mais de 10.000 mulheres, ter dor não aumenta o risco de câncer de mama .

  • Entre as participantes que relataram dor mamária , o percentual acometido por esse tipo de tumor foi de 0,4% .
  • Em contrapartida, entre os que apresentaram sintomas como caroço ou alterações nos mamilos , a incidência foi bem maior, aproximadamente 5% .

HÁBITOS QUE AJUDAM A REDUZIR O DESCONFORTO

Escolher o sutiã certo é talvez um dos mais importantes.

  • Alguns anéis que apertam ou grudam podem ser a fonte de dor, ou até mesmo o aparecimento de um caroço no peito. Para evitar isso, é importante que o tamanho do sutiã seja o correto e que se ajuste bem ao contorno do peito.

Existem outros fatores relacionados à dieta que também podem desempenhar um papel.

  • Beba 2 cafés por dia no máximo. Algumas pessoas relatam menos desconforto reduzindo ou eliminando a ingestão de cafeína. Parece que poderia favorecer a flutuação hormonal, como ocorre com as gorduras saturadas, embora seja algo que precisa ser mais investigado.
  • Não exagere no sal também. Em grandes quantidades, favorece o inchaço típico da síndrome pré-menstrual. Tome com moderação se seus seios tendem a inchar antes da menstruação.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!