Parar de comer arroz ajuda a emagrecer?

Fonte: CENÁRIOMT

Parar de comer arroz ajuda a emagrecer?
Parar de comer arroz ajuda a emagrecer? FOTO:PIXABAY

Parar de comer arroz ajuda a emagrecer? O arroz é um grão fundamental na alimentação de mais da metade da população do planeta. Em lugares como Ásia e América Latina, faz parte da culinária mais tradicional dessas culturas.

Mas nos tempos modernos, o arroz tornou-se uma espécie de inimigo, justificado por um suposto “vácuo” nutricional. Mas a verdade é que o arroz não é apenas um carboidrato, esse grão contém vitaminas B1, B6, manganês, magnésio, selênio e fósforo, principalmente se for toda a variedade.

Ao mesmo tempo, em uma xícara de arroz branco cozido você encontrará 131 kcal, por isso muitos dizem que você vai perder peso. 

Revise o que acontece com seu corpo quando você para de comer arroz.

[Continua depois da Publicidade]

Parar de comer arroz ajuda a emagrecer?

Estudos obtiveram resultados conflitantes nessa área. Enquanto alguns mostraram que ajuda a reduzir a gordura abdominal, outros não encontraram uma conexão maior, detalhada.

A chave para perder peso é atender a um déficit calórico, de modo que o corpo não obtenha energia suficiente para operar a partir da comida e, assim, use as reservas de gordura do corpo.

Mas especialmente em dietas muito restritivas, seguir esta dieta pode resultar em efeitos colaterais negativos.

Quando alguém desiste ou reduz o trigo ou o arroz, o corpo não obtém energia suficiente de uma fonte externa de alimento. Portanto, ele tende a atacar seus locais de proteína e quebrá-los para obter energia.

Na verdade, restringir completamente os carboidratos também prejudica a função cerebral e pode levar a problemas de concentração. 

É que seu cérebro usa cerca de 20% da energia para funcionar, por isso requer uma fonte constante de energia para continuar operando em sua melhor capacidade. 

Qual é a melhor opção?

Em vez de eliminar o arroz, existem alternativas que você pode seguir para torná-lo mais nutritivo do que calórico.

Por um lado, você pode mudar de arroz branco para arroz integral. Essa variedade menos processada contém mais fibras e nutrientes do que o feijão branqueado, por isso pode ajudar a regular o açúcar (e, eventualmente, prevenir o diabetes ). Além disso, ajuda a evitar inflamações e até a cuidar do coração.

Se, em vez disso, você preferir continuar comendo arroz branco, controlar suas porções será essencial.

Segundo informações da Bupa Clinic, do Reino Unido, é recomendado que um adulto coma 180 gramas de arroz ou macarrão cozido em cada refeição, mas lembre-se que essa é uma indicação geral e costuma variar de pessoa para pessoa.

[Continua depois da Publicidade]

No portal Healthline , também recomendam adicionar leguminosas, como ervilhas ou pothos, ou cozinhá-lo com uma grande variedade de vegetais ou em caldo de osso, para aumentar seu valor nutricional.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Avatar de Rebeca Moraes
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).