Os suplementos de colágeno funcionam?

Fonte: CENÁRIOMT

suplementos de colágeno funcionam
suplementos de colágeno funcionam FOTO:PIXABAY

Os suplementos de colágeno funcionam? O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo e faz parte das estruturas da pele , ossos ou articulações . Com a idade, o colágeno é perdido e as rugas e flacidez ou desconforto articular aumentam .

Os suplementos de colágeno prometem compensar essa perda e são percebidos como um aliado antienvelhecimento . Eles são um dos produtos mais vendidos nas parafarmácias e celebridades como Madonna ou Jennifer Aniston , que afirmam tomá-los, contribuíram para o boom que estão experimentando, mas tomar suplementos de colágeno realmente ajuda a restaurar o colágeno perdido na pele , articulações ou os ossos? 

ONDE O COLÁGENO É ENCONTRADO E QUAL SUA FUNÇÃO?

O colágeno, a proteína mais abundante no corpo, é encontrado em:

  • células epiteliais . Eles são encontrados nas duas primeiras camadas da pele (epiderme e derme) e no revestimento interno dos vasos sanguíneos (endotélio) e órgãos ocos, como o endométrio ou os intestinos. As células epiteliais são alongadas e seu esqueleto (citoesqueleto) é feito de colágeno e forma uma espécie de trança que vai de uma extremidade da célula à outra. O colágeno é responsável pela elasticidade desses tecidos, seja da pele ou do endotélio das artérias. Quando apertamos a pele, ela imediatamente retorna ao seu lugar graças ao colágeno.
  • Nos ossos e articulações . O colágeno também é encontrado entre as células que formam os ossos (osteócitos e osteoblastos) e atua como cimento entre elas.

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ TOMA UM SUPLEMENTO DE COLÁGENO?

O colágeno é uma proteína em forma de trança composta por uma sequência de aminoácidos . Quando ingerimos um suplemento de colágeno ou outra proteína dos alimentos , ele deve passar por todo o processo digestivo primeiro. 

[CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE]

Nesse processo, os sucos gástricos no estômago quebram o colágeno em pedaços menores e, em seguida, as enzimas digestivas no estômago e no intestino o quebram ainda mais. No final, a única coisa que consegue atravessar a barreira intestinal e entrar na corrente sanguínea é um, dois ou no máximo três aminoácidos juntos, mas isso não é mais colágeno.

Quando esses aminoácidos estão no sangue para ir para o fígado, o corpo não tem como identificar de onde vieram ; eles podem vir de um suplemento de colágeno, carne, lentilhas ou iogurte.

OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO AJUDAM A REPOR O COLÁGENO NA PELE OU NAS ARTICULAÇÕES?

“Os aminoácidos dos suplementos de colágeno que conseguem passar para o sangue não têm memória para saber que foram colágeno e vão direto para as partes do corpo onde essa proteína é encontrada, como a pele ou as articulações. O fígado e as os libera quando as células precisam deles para produzir hormônios , neurotransmissores , enzimas para realizar uma função específica, anticorpos… ou acaba os eliminando.

“Pensar que, se tomarmos suplementos de colágeno, eles vão acabar bem nas estruturas de colágeno da pele ou dos ossos é um erro . do rosto” , garante.

OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO FORNECEM MAIS PROTEÍNAS DO QUE ALIMENTOS?

Você pode obter o colágeno necessário através de sua dieta sem tomar suplementos. Existem muitos alimentos que contêm esta proteína (carne, peixe gordo, ovos…).

“Comer um pedaço de carne de 150 gramas você já ganha o triplo dos aminoácidos que um suplemento te dá ”, diz o especialista.

COMO PODEMOS AJUDAR A PREVENIR A PERDA DE COLÁGENO?

É normal que com a idade percamos colágeno, mas para evitar que essa perda se acelere, é preciso ingerir as proteínas necessárias através da alimentação e, principalmente, evitar tudo que destrua o colágeno.

  • Evite carboidratos refinados, carboidratos ultraprocessados ​​e açúcar , pois eles causam picos de glicose no sangue, dando origem a um fenômeno chamado glicação ou glicosilação, uma reação química espontânea que ocorre entre glicose e proteínas, dando origem a moléculas chamadas AGE’s (Advanced Glycation End Products ) que causam dano oxidativo, inflamação e morte celular. É por isso que uma dieta rica em açúcares acelera a destruição do colágeno e causa o envelhecimento prematuro.
  • Evite muito sol . Um excesso de radiação ultravioleta reduz a produção de colágeno.
  • Evite o tabaco . Diminui a produção de colágeno e favorece sua destruição.
  • Aumentar o consumo de frutas e legumes . Fornecem antioxidantes (carotenoides, clorofila, antocianinas…) que sequestram os radicais livres que atacam o metabolismo celular. Uma dieta rica em frutas e vegetais é o melhor aliado para uma pele saudável, porque com o passar dos anos o corpo perde a capacidade de manter os radicais livres sob controle.
  • Certifique-se da dose diária de Vitamina C. Além de ser um antioxidante, a vitamina C ajuda a fabricar colágeno. Todas as frutas e vegetais fornecem vitamina C, mas alguns, como pimentão ou kiwi, em maior quantidade. Uma pessoa adulta precisa de cerca de 80 mg de vitamina C por dia (um pouco mais para homens e um pouco menos para mulheres).

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).