Os mitos da vitamina C

Fonte: CENÁRIOMT

Os mitos da vitamina C
Os mitos da vitamina C FOTO:PIXABAY

Você conhece os mitos da vitamina C? Para além da crise de saúde Covid que vivemos (cujo controlo parece, infelizmente, ainda distante), a chegada dos meses frios é sempre sinónimo de resfriados, resfriados… Uma espécie de ‘tempestade perfeita’ que, infelizmente, faz antecipar um outono difícil. 

Sem dúvida, fazer uso das vacinas que temos (como a gripe) jogará a favor da nossa saúde. Assim como ter um sistema imunológico forte pronto para ‘lutar contra possíveis inimigos’. 

Confira também: A vitamina C ajuda a regenerar a pele e a produzir colágeno

Nesse sentido, sempre ouvimos que uma das chaves para conseguir isso é prestar atenção aos alimentos que colocamos no carrinho de compras . 

[Continua depois da Publicidade]

Mais especificamente, é comum recomendar produtos ricos em Vitamina C. Conheça aqui estão alguns desses grandes mitos:

DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO À FALTA DE VITAMINA C. FALSO!

Vamos começar com o que é verdade: a vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo: está diretamente envolvida no sistema imunológico, na manutenção da densidade óssea , na formação de colágeno nas articulações, na absorção de ferro, na boa saúde da pele …

O problema é que nosso corpo não é capaz de produzir esse nutriente sozinho ou armazená-lo, por isso devemos obtê-lo da dieta . No entanto, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a vitamina D (cujo défice na nossa população é bastante generalizado), de níveis de Vitamina C estamos ‘mais do que suficientes’. 

E é que, se as recomendações de saúde para a ingestão dessa vitamina variam em torno de 90mg diários para homens e 75mg para mulheres , segundo especialistas, a população espanhola excede em muito esses números (multiplicando-os por 2, até por 3 e por 4). 

De fato, deve haver algumas restrições muito importantes na dieta para atingir um déficit dessa vitamina. Desta forma, uma dieta rica em alimentos frescos, principalmente frutas e legumes, nos fornecerá níveis mais do que necessários de vitamina C.

QUANTO MAIS VITAMINA C, MELHOR. FALSO!

A associação entre a Vitamina C e a boa saúde do sistema imunológico pode nos levar a pensar: quanto mais, melhor. Erro. Nada (ou quase nada) em excesso é bom. E aqui não estamos diante de nenhuma exceção. 

Manter níveis adequados de vitamina C é muito benéfico, mas aumentá-los em excesso pode até ser contraproducente : muitas vezes pode ser facilmente eliminado pela urina, mas se esses níveis forem muito altos podem levar a doenças como diarreia, náuseas, cólicas estomacais … Então definitivamente não. Tomar mais Vitamina C nunca será sinônimo de maiores benefícios para o nosso organismo.

SUPLEMENTOS DE VITAMINA C, UM GRANDE ALIADO DA SAÚDE. FALSO!

Justamente por todos esses motivos, não devemos entender os suplementos de vitamina C como grandes aliados da saúde (falamos, claro, em termos gerais de população adulta saudável). 

Por um lado, já comentamos que em nossa população estamos mais do que confortáveis ​​em termos de ingestão dessa vitamina. E por outro lado, já comentamos que o excesso não representa um benefício. 

Então, a menos que seja por prescrição médica, esqueça esses suplementos (assim como os alimentos ‘enriquecidos em Vitamina C’ que vemos nos mercados).

[Continua depois da Publicidade]

LARANJAS, RAINHAS ABSOLUTAS DA VITAMINA C. FALSO!

Sim, é verdade que as laranjas são uma grande fonte de Vitamina C. Mas não são as únicas, nem as que fornecem a maior quantidade . Por exemplo, as pimentas estão claramente à frente das laranjas à direita em termos de quantidade dessa vitamina. Kiwis, morangos, mamão, brócolis, couve de Bruxelas, agrião, salsa também são ótimas fontes … Mas mais do que alimentos específicos, geralmente é recomendado incluir uma boa quantidade em nossos cardápios diários de frutas e vegetais frescos. Simplesmente fazendo isso, teremos coberto os níveis necessários de vitamina C.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C AJUDAM A PREVENIR RESFRIADOS. FALSO!

Além do mito, não há evidências científicas para justificar essa afirmação. Isso talvez possa ocorrer em casos de populações desnutridas , com deficiências de vitamina C, o que, como dizemos, não é o nosso caso. Sim, existem alguns estudos (embora não totalmente conclusivos) que apontam não tanto para um efeito de prevenção, mas para um certo efeito de redução da duração desses resfriados, uma vez que eles apareceram. Em todo o caso, existe uma ‘fórmula’ muito mais eficaz quando se trata de prevenir uma constipação do que nos empanturrar de laranjas e que, infelizmente, todos nós já conhecemos muito bem: lavar as mãos .

“BEBA O SUCO RÁPIDO, OU AS VITAMINAS VÃO ACABAR.” FALSO.

Poderia haver um mito mais difundido do que este em relação à vitamina C? Bem, se você ainda não fez isso, é hora de bani-lo. E é que em 2002 foi demonstrado que, embora a vitamina C (ácido ascórbico) seja oxidada, a substância que é gerada, chamada ácido desidroascórbico, continua a ter as mesmas propriedades da vitamina C.   E para que essas propriedades desapareçam, várias horas deve passar . (até 12) , ou que o suco seja submetido a uma temperatura muito alta superior a 120º, o que não é um hábito muito comum… beba tudo espremido na hora. Pelo menos por razões nutricionais (o sabor pode variar). De fato,o ideal é que da próxima vez que você tiver que fazer um suco, escolha comer a laranja inteira. Ele fornece mais fibra, vai te saciar mais, a ingestão calórica provavelmente será menor (embora seja difícil comer mais de uma laranja de uma só vez, existem poucos sucos que têm menos de duas ou três). E o mais importante: ao espremê-la, os açúcares da própria fruta tornam -se açúcares livres , ou seja, aqueles que devem ser evitados.

O PODER ‘DETOX’ DO LIMÃO COM O ESTÔMAGO VAZIO. FALSO.

O limão é, junto com a laranja, outro essencial em nosso imaginário coletivo quando falamos em Vitamina C. E, por extensão, saúde.

 Claro que é um alimento perfeitamente saudável, carregado de vitaminas. Mas o que não é… é milagroso. E é que as capacidades atribuídas a este citrino são, muitas vezes, falsas. Entre eles o mais ‘popular’ é a sua capacidade purificadora. 

E, por mais que tentem nos vender assim, não há alimento que possa purificar ou ‘desintoxicar’ nosso corpo, porque nosso fígado e rins cuidarão disso.Claro, não há nada de errado em beber água com suco de limão com o estômago vazio; Não é nada nocivo, mas também não é curativo, nem tem grandes propriedades nutricionais (como já repetimos várias vezes, não somos uma população carente de vitamina C). 

Além disso, podem correr o ‘perigo’ de entender esse suco como substituto de outras frutas que devemos tomar ao longo do dia. Além disso, o limão, ingerido em excesso, pode levar a erosões no esmalte dos dentes.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.