Os hábitos mais eficazes para combater a azia

Fonte: CENÁRIOMT

Os hábitos mais eficazes contra a azia
Os hábitos mais eficazes contra a azia FOTO:PIXABAY

Quais são os hábitos mais eficazes para combater a azia? Embora cada caso seja um caso, na maioria das vezes não há problema grave e a azia alivia-se com bons (e simples) hábitos e com a introdução de certos produtos que acalmam a mucosa gástrica.

Quase todos nós já notamos um refluxo de ácido subindo do estômago. Quando isso acontece é porque o esfíncter inferior do esôfago, a válvula que fecha a passagem entre o estômago e o esfíncter, ficou excessivamente relaxado.

  • Se notar pelo menos duas vezes por semana, consulte o seu médico porque pode ter uma úlcera no estômago ou uma hérnia de hiato.
  • Em todas as outras ocasiões , as dicas que oferecemos aqui irão ajudá-lo a evitar esses inconvenientes.

Inclua glutamina (de ovos) em sua dieta contra a azia

Alguns estudos descobriram que a glutamina, um aminoácido, ajuda a regenerar o tecido esofágico e estomacal danificado pelo refluxo.

  • Você o encontrará em proteínas animais: carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios. Esses alimentos podem te ajudar, mas dentro de uma alimentação balanceada.

Preencha seus menus com ácido fólico

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

De acordo com algumas pesquisas, esta vitamina (B9) pode reduzir o refluxo ácido. Mais estudos são necessários para comprová-lo, mas não custa nada garantir as doses ideais em sua dieta (300-400 microgramas por dia).

  • O ácido fólico encontra-se sobretudo nos vegetais de folhas verdes (rúcula, espinafre, escarola, agrião, acelga) e no amendoim, feijão, abacate…

Reduz a gordura da barriga

A maioria das pessoas com doença do refluxo gastroesofágico está acima do peso. O excesso de gordura ao redor do abdômen piora os sintomas, adicionando pressão ao estômago.

  • Perder alguns quilos e você notará uma melhora.

Durma um pouco incorporado

Levante a cabeceira da cama para dormir um pouco à noite. A gravidade ajuda a evitar que os alimentos subam.

  • Não durma sobre dois travesseiros porque o esôfago fica dobrado (como uma mangueira de jardim) e aumenta a pressão no estômago. A chave é que os ombros também sejam elevados.

Revise os remédios que você toma

Certos medicamentos e suplementos podem aumentar o refluxo ácido. Pergunte ao seu médico porque às vezes existem alternativas.

  • Antidepressivos tricíclicos ou sedativos e tranquilizantes (incluindo benzodiazepínicos) pioram.

Encontre maneiras de relaxar e descontrair

Estresse e ansiedade pioram o refluxo. Estudos mostram que eles fazem você se sentir pior.

  • Identifique as situações que o estressam e o cansam, e encontre maneiras de evitá-las ou se preparar para elas com técnicas de relaxamento.

Coma em um ambiente tranquilo

Devemos insistir nisso porque a digestão é controlada pelo sistema nervoso parassimpático, aquele que predomina quando você relaxa.

Evite café, irrita o trato digestivo

  • Este sistema é o que dá ordem às glândulas que secretam os sucos gástricos e regula os movimentos dos órgãos e vísceras envolvidos no processo digestivo.

Evite refeições abundantes

Não exagere com gorduras, doces, chocolate, cebola ou especiarias. Limite também o café, frutas cítricas e bebidas carbonatadas.

Quando se sentir mal, analise o que comeu

  • O trigo e outros grãos que contêm glúten (aveia, cevada e centeio) são um problema para algumas pessoas. Descubra o que te afeta.

O hormônio do sono pode ajudar?

É assim conhecido porque regula nosso ciclo sono-vigília. Muitas vezes é prescrito para tratar a insônia. No entanto, nos últimos anos, os pesquisadores estão vendo que os suplementos de melatonina também podem aliviar o refluxo ácido.

A melatonina tem um efeito antiácido

  • Sua estrutura química se assemelha à do omeprazol, que é um dos antiácidos mais utilizados. Se for confirmada a eficácia da melatonina no tratamento até de úlceras graves, seria uma ótima notícia, pois não apresenta os efeitos colaterais dessa droga.

Atividade física leve melhora o refluxo

O exercício físico leve ou moderado (caminhar, nadar ou andar de bicicleta 30 minutos por dia) pode ajudar a reduzir o desconforto.

  • É conhecido por melhorar a função peristáltica do esôfago, ajudar a esvaziar o estômago e promover o trânsito intestinal.
  • Também ajuda a perder peso, o que também melhora o problema.
  • Também ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, que podem estar por trás da azia e do refluxo.

A bicicleta ergométrica é melhor do que correr ou pular porque o corpo vibra menos

  • Mas cuidado! Não faça exercícios intensos porque você pode aumentar a pressão no abdômen e o efeito seria negativo.

Comer com tempo

Mastigue sempre devagar e não deixe sua mente “trazer” problemas enquanto você come.

  • Escolha bem. Além do café, evite chocolate, álcool, caldos de carne, gorduras aquecidas e refrigerantes.
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

E segue uma dieta mediterrânica (a autêntica, rica em vegetais, peixe e azeite). Vários estudos mostraram que geralmente é mais eficaz do que o uso de drogas para acalmar a acidez estomacal.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).