31.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 28 junho, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEOs alimentos da moda são saudáveis? Saiba quais são eles

Os alimentos da moda são saudáveis? Saiba quais são eles

CENÁRIOMT

Você conhece os alimentos da moda? Por alguns anos, muitos alimentos ficaram na moda, aos quais foram atribuídas propriedades quase milagrosas. Na verdade, eles são considerados alimentos “milagrosos”. Nada está mais longe da verdade porque, embora possam trazer benefícios à saúde, é inútil consumi-los isoladamente se a dieta geral não for saudável e variada.

“Não existe alimento que, por si só, tenha a capacidade de melhorar nossa saúde. O importante é manter uma alimentação saudável como um todo e garantir que nossos hábitos possam se prolongar ao longo da vida”, diz o especialista.


--Continua depois da publicidade--

Leia também: Você conhece os superalimentos?

No entanto, existem alimentos ‘na moda’ que são muito saudáveis. “O fato de não existirem alimentos milagrosos não significa que não existam alimentos saudáveis. Claro que, embora as ‘modas’ tenham nos levado a aumentar o consumo, por exemplo, das gorduras saudáveis ​​do abacate, os alimentos mais interessantes do ponto de vista nutricional, nível são frutas, verduras, legumes e nozes. Ou seja, aqueles que sempre consideramos saudáveis”.

As características de uma alimentação saudável

O nutricionista nos diz quais características um alimento deve ter para ser saudável “No meu ponto de vista, nossa alimentação deve ser baseada no consumo daqueles que nos fornecem micronutrientes (vitaminas e minerais), fitonutrientes (antioxidantes, anti-inflamatórios e compostos antidiabéticos ) e fibras solúveis e insolúveis.

Os grupos de alimentos em que estes compostos aparecem em maior proporção são, precisamente, as frutas, verduras, legumes e nozes que mencionamos anteriormente”.


--Continua depois da publicidade--

Também é importante oferecer variedade e escolher produtos sazonais, frescos e locais.

Quais são as propriedades dos alimentos da moda?

– Dieta: Alimentos que podem nos ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico

Azeite extra virgem

Um dos alimentos aos quais são atribuídas mais propriedades é o azeite. É uma gordura de origem vegetal com um perfil lipídico muito bom que também fornece fibras e antioxidantes. Claro que é um alimento calórico, por isso não pode ser abusado, por mais saudável que seja.

Abacate
Este é outro dos alimentos mais na moda e com razão. É rico em gorduras saudáveis, fibras e vitaminas e minerais (destaca-se o potássio) e devemos lembrar que é muito energético, pelo que se recomenda moderar o seu consumo. É perfeito para o café da manhã ou em saladas, combinando até peixe com abacate.

Batata doce
A especialista em nutrição Carlota Férnández recomenda este outro alimento: a batata-doce. É uma fonte de energia e carboidratos de qualidade. Rico em vitaminas, minerais e fibras (alta capacidade saciante). Pode ser utilizado para dar um sabor mais doce aos cremes e é ideal para consumir como snack ou preparar estas receitas originais e saborosas com batata-doce.

Sementes de chia
Sem dúvida, essas sementes deram muito o que falar. Muitas propriedades benéficas para o corpo são atribuídas a ele e assim é. Como esclarece o nutricionista, são ricos em ômega-3 e, ao hidratá-los, geram uma mucilagem benéfica para nossa flora intestinal. Você pode tomá-los em saladas ou em iogurte. Você tem muitas receitas de sementes de chia.

Chocolate preto
Provavelmente, damos-lhe grande alegria ao dizer-lhe que este alimento é muito saudável. É rico em flavonóides (antioxidante) e melhora a sensibilidade à insulina. Leve-o em sua versão mais pura. Quanto maior a percentagem de cacau que tiver e quanto menos açúcar tiver na sua composição, mais saudável será. E você já sabe que pode comer as onças ou preparar deliciosas sobremesas de chocolate amargo.


--Continua depois da publicidade--

Creme de frutas secas
O perfil de gordura das nozes é muito interessante. Além disso, são uma fonte muito boa de proteína vegetal, conta a nutricionista. Por esta razão, incluiu-os na lista de alimentos saudáveis. Novamente, deve-se lembrar que, embora sejam recomendados para serem tomados praticamente todos os dias, não é aconselhável ir além de um punhado, pois são muito calóricos. Tome-os como um lanche para saciar a fome. Além do creme, você pode preparar outras receitas com nozes.

Macarrão de legumes
Deve-se considerar que uma porção de massa leguminosa (lentilha, grão de bico, ervilha…) não seria equivalente a uma porção da própria leguminosa. Claro que não deixa de ser uma boa alternativa às massas e uma excelente opção para aumentar o consumo de proteínas ou para aquelas pessoas que não gostam muito de leguminosas. Aqui estão algumas ideias para preparar homus.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

PISTA INTERDITADA
Acidente envolvendo veículos de carga deixa BR 163 interditada em Lucas do Rio Verde
junho 28, 2022
Lucas 34 anos
Segundo plantão tira-dúvidas do edital “Lucas 34 anos” acontece neste sábado (02)
junho 28, 2022
Lucas do Rio Verde
Reunião no Bandeirantes encerra primeiro ciclo de encontros do ano para ouvir demandas da população
junho 28, 2022
IMPUNIDADE ZERO
Operação Impunidade Zero resulta em seis prisões em Lucas do Rio Verde
junho 28, 2022