O Ministério da Saúde enviou nota técnica a estados e municípios com orientações atualizadas sobre o atendimento de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O documento define critérios para confirmação de casos, detalha o fluxo de análise laboratorial e os procedimentos para solicitação de insumos, além de reforçar a notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
A confirmação dos casos passa a considerar histórico de ingestão, quadro clínico e resultados laboratoriais compatíveis. Para suspeitas, os sintomas devem ser avaliados entre seis e 72 horas após a ingestão da bebida.
O documento também apresenta definições de casos confirmados, descartados e em investigação, além de reforçar que a notificação aos Cievs estaduais deve ser imediata, sendo obrigatória a comunicação ao Cievs nacional via Disque-Notifica ou e-Notifica. O registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação continua obrigatório.
Fluxo laboratorial
Os estados devem definir os laboratórios responsáveis pelas análises, priorizando centros do CIATox ou da Polícia Científica. Caso não haja capacidade local, as amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e depois para o CIATox-Campinas. Atualmente, 21 estados já possuem fluxo definido. O Brasil conta com 32 CIATox e, onde não há unidade, é possível utilizar o Disque-Intoxicação da Anvisa.
Antídotos
O país recebeu um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, sendo 1,5 mil já distribuídas aos estados, com prioridade para São Paulo, que recebeu 288 unidades. Outros estados com ocorrências suspeitas também foram contemplados, e mil unidades permanecerão em estoque estratégico federal.
Etanol
Mais de 1,4 mil unidades de etanol farmacêutico, utilizado para reduzir a gravidade da intoxicação por metanol, foram enviadas a 11 estados, incluindo Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Sinais e sintomas
Os sintomas de intoxicação por metanol podem surgir entre seis e 72 horas após a ingestão. Inicialmente, incluem sensação de embriaguez persistente, náuseas, vômitos e dor abdominal. Sintomas neurológicos podem envolver dor de cabeça, tontura e confusão mental. Alterações visuais exigem atendimento de emergência imediato.