Médico autista faz parte de grupo que promove o conhecimento sobre TEA

Médico urologista Dr. Daniel Silveira é autista e participa do projeto RG-TEA, que ajuda na pesquisa sobre o autismo e divulgação de informações sobre o tema

Fonte: MF Press Global

image 2

O RG-TEA é um grupo tem como objetivo promover estudos sobre o autismo, produzir publicações científicas e realizar a divulgação de informações sobre o tema para o público geral, permitindo que seus membros acessem os canais oficiais do projeto para tratar de assuntos relacionados ao autismo de forma interativa.

Ele nasceu de uma iniciativa altruísta de indivíduos autistas e pessoas ligadas ao tema, dentre eles, o médico urologista autista, Dr. Daniel Silveira, um dos membros do grupo.

Dr. Daniel conta que esse tipo de iniciativa é importante para que algumas pessoas tenham uma visão mais aberta sobre o tema e possam buscar mais informações.

Eu tenho colegas de trabalho nos quais percebo alguns sinais de autismo, mas que não buscam exames e tratamentos por ter uma grande rigidez cognitiva e ter uma visão bastante errada sobre uma pessoa autista”.

[Continua depois da Publicidade]

Por isso, esse tipo de iniciativa que traz pesquisas, publicações científicas, conhecimentos de especialistas e pessoas com muita proximidade com o tema, ajuda a mudar um pouco essa mentalidade e permitir que mais pessoas possam conhecer mais sobre a condição”, explica.

De acordo com o Dr. Daniel Silveira, um dos pontos principais que lhe chamou a atenção para a área da medicina foi a possibilidade de ajudar outras pessoas de forma mais direta a cuidar de problemas de saúde.

O projeto RG-TEA está presente nas principais redes sociais (Instagram, Twitter (X), Linkedin e Facebook) trazendo informações, pesquisas recentes e novos estudos com a fala de especialistas sobre autismo.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.