Justiça nega extensão de patente e libera produção de canetas emagrecedoras

O TRF1 decidiu que não há direito de prorrogação da patente da liraglutida, permitindo que terceiros produzam medicamentos contra obesidade e diabetes tipo 2.

Fonte: CenárioMT

Justiça nega extensão de patente e libera produção de canetas emagrecedoras
Foto: Cristian Camilo/Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou nesta sexta-feira (19) que terceiros podem produzir medicamentos à base de liraglutida, incluindo as famosas canetas voltadas ao tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

A decisão rejeita o pedido da empresa Novo Nordisk de extensão da patente da substância (PI0410972-4), associada à caneta emagrecedora Saxenda. O entendimento segue o pedido do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que buscava suspender a decisão de primeira instância que havia prorrogado a patente.

[Continua depois da Publicidade]

O INPI ressalta que a medida é relevante diante da preocupação com o desabastecimento de medicamentos, reforçada pelo recente edital da Anvisa para registros de produtos à base de semaglutida, ampliando a oferta no mercado.

Segundo o INPI, a decisão do TRF1 está alinhada ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)

[Continua depois da Publicidade]

O órgão afirma que a medida garante segurança jurídica, previsibilidade e a função social da patente, incentivando a livre concorrência e o acesso a medicamentos mais acessíveis.

Em nota, a Novo Nordisk manifestou surpresa com a atuação do INPI, afirmando que o órgão deveria se concentrar no cumprimento técnico da legislação de patentes, sem interferir em políticas públicas ou no mercado de medicamentos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.