Justiça mantém patente das canetas Victoza e Saxenda por oito anos

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar que mantém a patente da liraglutida, princípio ativo das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda.

Fonte: CenárioMT

Justiça mantém patente das canetas Victoza e Saxenda por oito anos
Foto: Cristian Camilo/Divulgação

A Justiça Federal no Distrito Federal decidiu manter a patente da liraglutida, princípio ativo das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda, produzidas pela farmacêutica Novo Nordisk.

A decisão garante que a patente, inicialmente expirada, terá validade por 8 anos, 5 meses e um dia, compensando o atraso no exame do processo de registro de exclusividade realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que levou 13 anos para analisar o pedido.

[Continua depois da Publicidade]

A medida judicial surge após a empresa alegar demora na concessão da patente, oferecendo maior segurança jurídica ao setor de inovação farmacêutica.

Segundo a Novo Nordisk, garantir o direito à patente é essencial para que o Brasil não fique para trás no acesso a novas tecnologias em saúde. A empresa também busca extensão do mesmo entendimento para a patente da semaglutida, presente nos medicamentos Wegovy e Ozempic.

[Continua depois da Publicidade]

O INPI ainda pode recorrer da decisão da Justiça Federal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.