Governo investe R$ 2,4 bilhões em equipamentos para fortalecer saúde

Ministério anuncia compra de mais de 10 mil itens voltados ao atendimento básico e cirurgias no SUS, priorizando produção nacional.

Fonte: CenárioMT

Chegada de 59.800 doses da vacina CoronaVac (17.03.2021) Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O governo federal anunciou um investimento de R$ 2,4 bilhões para a aquisição de mais de 10 mil equipamentos de saúde, com foco no fortalecimento do atendimento básico e na ampliação da capacidade cirúrgica do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira (4), prevê a aplicação de margens de preferência para produtos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.

Segundo a pasta, os equipamentos nacionais poderão ser comprados mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos de similares importados. A iniciativa faz parte do PAC Saúde, conduzido pelo Ministério da Saúde, e busca ampliar a capacidade de resposta do SUS em todas as regiões do país.

[Continua depois da Publicidade]

A primeira etapa da concorrência pública terá início ainda nesta semana, com base na lista de equipamentos publicada na última quinta-feira (31). A política de margem de preferência garante tratamento diferenciado a bens e serviços desenvolvidos no Brasil, conforme critérios definidos pela Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.

Atualmente, o Brasil produz cerca de 45% dos insumos de saúde que consome, incluindo medicamentos, vacinas, dispositivos e tecnologias médicas. A meta é alcançar 50% até 2026 e atingir 70% até 2033.

[Continua depois da Publicidade]

A lista de equipamentos inclui 17 itens para atenção básica e 11 destinados à atenção especializada, com foco em procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos. Entre os produtos voltados à atenção primária estão câmara fria para conservação de vacinas, retinógrafo digital, bisturi elétrico, desfibrilador automático, doppler vascular, laser terapêutico, ultrassom para fisioterapia e balança digital portátil.

Na atenção especializada, destacam-se aparelho de anestesia, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, ultrassom portátil, microscópio cirúrgico oftalmológico, laser para procedimentos oculares e sistema de videoendoscopia rígida.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.