A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está mobilizada neste fim de semana em Belém para reforçar o atendimento médico durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A iniciativa busca apoiar as secretarias estadual e municipal de Saúde no cuidado à população que participa do maior evento religioso do Pará.
De acordo com o Ministério da Saúde, as equipes estão distribuídas em locais estratégicos, equipadas para oferecer atendimento de urgência e emergência, com estrutura semelhante à de hospitais de campanha. Neste sábado (11), o trabalho ocorre durante o Círio Fluvial, com equipes posicionadas na Escadinha; e na Transladação, nas áreas da Alfândega e da Casa das 11 Janelas. No domingo (12), os profissionais continuam o suporte durante a procissão principal, atuando na Casa das 11 Janelas e no Centro Arquitetônico de Nazaré.
Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré é uma das manifestações religiosas mais tradicionais do país e deve reunir mais de 2 milhões de pessoas neste fim de semana.
Neste ano, a celebração chega à sua 233ª edição, às vésperas da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Segundo o ministério, a operação também faz parte das ações de preparação para o evento global, fortalecendo a capacidade de resposta do sistema público de saúde em grandes mobilizações.