Estoque de sangue O negativo entra em nível crítico no hemocentro de Brasília

O hemocentro de Brasília alerta para a queda no estoque de sangue O negativo, considerado doador universal e essencial em emergências médicas.

Fonte: CenárioMT

Estoque de sangue O negativo entra em nível crítico no hemocentro de Brasília
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O estoque de sangue tipo O negativo chegou a nível crítico na Fundação Hemocentro de Brasília. Esse tipo sanguíneo é considerado doador universal e pode ser utilizado em situações de emergência, transfusões neonatais e cirurgias de alto risco.

Segundo o hemocentro, pessoas com sangue O negativo não precisam agendar horário e terão atendimento prioritário até o dia 10.

[Continua depois da Publicidade]

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Jovens menores de 18 devem apresentar autorização e cópia de documento de identidade do responsável legal. Idosos precisam ter realizado ao menos uma doação antes dos 61 anos. Além disso, todos devem pesar mais de 51 quilos e ter índice de massa corporal (IMC) a partir de 18,5.

O uso de determinados medicamentos pode impedir a doação, conforme orientação da instituição. Também é exigido que o voluntário tenha dormido ao menos seis horas na noite anterior, não consuma bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e evite fumar duas horas antes do procedimento.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .