Dicas para começar a praticar mountain bike neste verão e melhorar a saúde

Fonte: CENÁRIOMT

Dicas para começar a praticar mountain bike neste verão e melhorar a saúde
Dicas para começar a praticar mountain bike neste verão e melhorar a saúde

Como começar a praticar mountain bike? As bicicletas estão na moda. A pandemia intensificou nosso interesse em praticar esportes ao ar livre.

 Um dos grandes efeitos que está sendo sentido no setor de ciclismo e na indústria de bicicletas é o número crescente de mulheres que compram e usam bicicletas. 

Além disso, uma publicação do blog voltado para a saúde, Sepac, a modalidade conecta as pessoas com a natureza, melhora a consciência corporal, aumenta a capacidade respiratória e auxilia em uma noite tranquila de sono.

Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas, caso ainda tenha medo de iniciar o esporte.

[Continua depois da Publicidade]

Qual bicicleta escolher para praticar mountain bike?

paralimpiada lauro chaman e bicampeao mundial no ciclismo de estrada
© Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

 

A primeira recomendação para começar no mountain bike é escolher a bicicleta certa. E isso não tem a ver apenas com o tamanho, a gama de componentes ou os acessórios que equipam a bicicleta, mas principalmente com a geometria do quadro. Dentro do BTT existem diferentes modalidades, bicicleta não é o mesmo para fazer percursos tranquilos por trilhos florestais do que subir e descer caminhos técnicos no meio da floresta evitando pedras, raízes e obstáculos. É por isso que devemos ter clareza sobre o tipo de uso que será feito para escolher a bicicleta que melhor se adapta às nossas necessidades e objetivos. Nesse sentido, seria como escolher o tipo de carro com base em seu uso: urbano, familiar, esportivo, conversível etc. Existem cinco modos principais de mountain bike :

  • Cross country : são bicicletas projetadas para andar rápido, é a modalidade básica para participar de provas e marchas de mountain bike . É o equivalente a um carro esportivo.
  • Trail : são bicicletas com suspensão larga para andar em trilhas técnicas. Prioridade de conforto sobre agilidade. Eles seriam o equivalente a um carro tipo sedan.
  • Enduro: Enduro é uma modalidade que combina subidas e descidas rápidas por terrenos técnicos cheios de obstáculos. Seguindo a comparação com os carros ficaria o 4×4.
  • Downhill: Downhill é uma modalidade esportiva que consiste em lançar-se a toda velocidade em uma ladeira.
  • Desporto : São bicicletas concebidas para circular tranquilamente em áreas todo-o-terreno mas sem grandes dificuldades técnicas, como trilhos florestais, caminhos de gado, caminhos agrícolas e caminhos de gravilha. Esses tipos de bicicletas seriam o equivalente a um carro compacto de médio porte.

Bicicleta nova ou usada?

Uma dúvida frequente entre quem quer iniciar no mountain bike é se vale a pena comprar uma bicicleta nova ou ir ao mercado de segunda mão. Existe atualmente uma sobre procura no setor que faz com que em algumas marcas e modelos de bicicletas exista uma lista de espera até um ano para obter uma bicicleta nova. É por isso que cada vez mais ciclistas vão para o mercado de segunda mão.

É importante comprar em sites que ofereçam garantia nas bicicletas usadas, tanto ao nível da revisão mecânica que foi realizada como da verificação documental para evitar a venda de bicicletas roubadas, réplicas e falsificações, que são muito comuns neste setor .

 Uma dica que pode ser útil: compre uma bicicleta que você possa revender, se depois de um tempo você parar de gostar de mountain bike ou se precisar comprar uma bicicleta de uma faixa mais alta porque ficou aquém. Diante disso, é melhor sempre pedir conselhos.

Acessórios essenciais para começar a andar de bicicleta

Um aspecto a ter em conta ao iniciar o BTT é que a bicicleta é apenas mais um acessório, mas não o único. Quando você compra sua primeira bicicleta é quando percebe que são necessários mais acessórios. Os essenciais são: capacete homologado, óculos de sol desportivos, calções, camisola e sapatilhas para pedalar com pedais automáticos.

Da mesma forma que não usamos maiô para jogar basquete, não devemos usar agasalho ou calça de corrida para andar de bicicleta. A respirabilidade do tecido ou o atrito das costuras com a pele ao usar uma roupa inadequada pode causar desconforto e lesões, principalmente na região da virilha e perianal. Passar duas horas pedalando sentado no selim da bicicleta com calças que não foram projetadas para esse fim causa irritação.

Como planejar as primeiras rotas

Para quem é novo neste esporte, é importante seguir uma série de orientações para os primeiros percursos e passeios de bicicleta. Tem gente que compra a primeira bike e quer pedalar 100 quilômetros de uma vez. Você não faria uma maratona na primeira vez que fosse correr? A mesma coisa acontece com o ciclismo.

Fatores a considerar ao planejar uma rota

  • A extensão dele, porque não é o mesmo que fazer um percurso de 10 quilômetros como um de 60 quilômetros.
  • Quanto aos desníveis, é melhor começar sempre por sair em estradas planas do que fazer percursos com desníveis positivos de 1.000 metros.
  • Pelo perfil do terreno, é sempre melhor que sejam caminhos florestais ou caminhos largos do que caminhos estreitos com grandes exigências técnicas.
  • Por fim, outro detalhe importante é levar em conta se o percurso é circular ou linear, pois às vezes contamos os quilômetros apenas de ida e esquecemos que temos que voltar.
  • Outro aspecto que não deve ser esquecido é que andar de bicicleta é uma atividade física. Se você não pratica esportes há muito tempo ou não está em boa forma física, corremos o risco de superestimar nossas habilidades e acabar no meio do caminho com cãibras e dores musculares, além de fadiga. O melhor é ir aos poucos e começar sempre por percursos curtos, com declives suaves e na companhia de pessoas habituadas a andar de bicicleta.

Hidratação e proteção solar

Um dos elementos essenciais para praticar mountain bike no verão é o protetor solar. 

Mesmo que o dia esteja nublado, é aconselhável aplicar creme antes de sair, pois se passarmos 2, 3 ou 4 horas no meio da montanha, o tempo pode mudar e podemos sofrer insolação ou queimar nossos braços e pernas.

[Continua depois da Publicidade]

 Não se esqueça de trazer água suficiente também. É muito comum ficar sem líquido por não ter planejado bem e nem sempre a água potável é encontrada no meio da montanha. A recomendação é beber 500 ml de água por hora em intervalos de 15 a 20 minutos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).