Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental

Fonte: CENÁRIOMT

Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental
Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental FOTO:PIXABAY

Descobrir como alcançar o bem-estar físico e mental é um verdadeiro presenta para quem vive no século atual.

Se sua saúde mental não for boa, sua saúde física notará. Hoje, mais do que nunca, o mens sana in corpore sano se cumpre. 

Por isso, devemos seguir uma série de dicas que devem ser levadas em consideração para melhorar nossa qualidade de vida e alcançar o bem-estar emocional e físico.

[-Patrocinado-]

Como alcançar o bem-estar físico e mental?

1. Hora de curtir cercado por quem te ama

Somos seres sociais e é tão importante passar tempo consigo mesmo quanto com os entes queridos. Portanto, passar tempo com outras pessoas deve ser uma atividade que incluímos em nossa rotina. 

[Continua depois da Publicidade]

Todas são vantagens, pois podemos aprender com elas, estreitar laços, socializar e desconectar do dia a dia e das responsabilidades.

Mas é que, além disso, conversar com outras pessoas aumenta o conhecimento e ajuda a ser mais decisivo. Por que não tentar reservar pelo menos um dia por semana para apreciá-los? 

2. As rotinas são boas

Talvez você goste de planos improvisados, mas a verdade é que é uma boa ideia organizar suas tarefas, distribuir seu tempo e tirar o máximo proveito de cada atividade que você faz. Portanto, não é uma má opção definir um horário para aumentar a produtividade e também descansar quando necessário. Também é importante definir metas e ter motivações. Então, sempre há espaço para improvisação!

3. Exercício

Nunca nos cansamos de repetir para você: você tem que ser ativo, ficar em forma. A prática de exercícios físicos ajuda a cuidar do corpo e da mente, ao mesmo tempo que reduz o risco de sofrer de depressão e ansiedade, além de promover uma higiene adequada do sono. Você pode optar por atividades cardiovasculares, como correr, nadar, pular… combinadas com exercícios de força ou práticas como ioga.

4. Aproveite seus hobbies

Ler, fazer caminhadas, nadar, jogar xadrez… há muitos hobbies que você pode ter, muitos deles ao ar livre. A realização de atividades no tempo livre reduz o estresse e a possibilidade de sofrer de depressão, amplia o círculo social, promove maior desempenho no trabalho, desenvolve a capacidade criativa e promove a motivação.

5. Ame a si mesmo!

Uma das chaves da felicidade é amar e respeitar a si mesmo, cultivando o que os especialistas chamam de amor próprio. É importante entender como você é e parar de exigir mais de si mesmo. É aconselhável libertar-se de medos e amarras. Todos também devem conhecer seus limites e aceitá-los. Além disso, quando você ama a si mesmo, é mais fácil amar os outros.

6. A importância do que você come

Se você quer estar bem por dentro e por fora, tem que tomar cuidado com o que come. Tem de seguir uma alimentação variada e adequada às suas necessidades, optando por alimentos frescos, se possível sazonais, uma opção mais sustentável, mais saudável e mais barata. Em algumas ocasiões, é aconselhável integrar certos suplementos alimentares na dieta para ajudar a completar uma ingestão adequada de vitaminas e proteínas (tão essenciais no organismo).

7. Peça ajuda

Às vezes você tem que pedir ajuda profissional. Nem sempre conseguimos lidar com tudo que vem em nosso caminho, com tudo que nos afeta. Por esta razão, quando é difícil gerir situações ou emoções, e estas acabam por afetar o seu dia-a-dia, é uma excelente ideia pedir ajuda a um profissional. A ideia é que você se examine e avalie o que está sentindo ou como se sente. Embora às vezes seja complicado, pedir ajuda é um ato de coragem e humildade. Está cada vez mais fácil para você, porque atualmente, existem muitos profissionais de psicologia que têm consultas online, para que possam se adaptar às necessidades de cada paciente.

8. O sol, um bom aliado sempre com cautela

O sol é um bom aliado da nossa saúde desde que, sim, seja tomado sem excessos. O motivo? A vitamina D fornecida pelo sol é essencial para a nossa saúde. Por isso é uma boa ideia aproveitar os dias de sol para fugir, dar um passeio ou fazer alguma atividade ao ar livre que lhe apeteça. Além disso, os raios ultravioletas regulam a produção de melatonina, hormônio que ajuda a definir os ciclos do sono e, portanto, a descansar melhor.

9. Durma bem, essencial

Não é apenas a quantidade de sono, mas também a sua qualidade. Não podemos ignorar que uma das atividades essenciais para o bom funcionamento do organismo é descansar bem. Assim, os especialistas recomendam dormir entre 7-8 horas por dia. Quando descansamos bem, o corpo se recupera melhor após o exercício, sendo essencial para o desenvolvimento e a atividade correta do cérebro. Entretanto, ao contrário, não descansar prejudica a qualidade de vida, o que pode afetar o desempenho acadêmico ou laboral ou gerar ansiedade, entre outros problemas.

[Continua depois da Publicidade]

10. Medite, por que não?

Os benefícios da meditação são inquestionáveis, portanto, se você nunca experimentou, talvez tenha chegado a hora. Meditando afastamos pensamentos confusos, relaxamos o corpo e a mente e evitamos o que gera nervosismo. Nesta atividade o corpo também é trabalhado, melhorando o sistema imunológico, a capacidade de concentração e memória, entre outros benefícios. É um exercício fundamental para ter uma boa saúde mental, com ele você alcança o bem-estar físico e a estabilidade emocional.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.