Covid tem tendência de redução no Rio de Janeiro, aponta boletim

Relatório da Secretaria de Saúde do Rio mostra queda em indicadores da covid-19, incluindo taxa de positividade e busca por leitos.

Fonte: CenárioMT

Covid tem tendência de redução no Rio de Janeiro, aponta boletim
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O mais recente boletim Panorama Covid, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mostra que cinco dos oito indicadores precoces da doença apresentam tendência de queda. A taxa de positividade nos testes rápidos, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada, recuou, assim como as solicitações de leitos para adultos e crianças com sintomas gripais nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais.

Na rede pública, a positividade caiu de 16,8% para 11,2%. Já na rede particular, a queda foi de 14,1% para 8%. A procura por leitos adultos passou de 652 em agosto para 562 no início de setembro.

[Continua depois da Publicidade]

Os atendimentos de adultos com sintomas gripais também diminuíram na primeira semana de setembro, caindo de 1.613 casos, entre 10 e 16 de agosto, para 1.490 entre 31 de agosto e 6 de setembro. Entre as crianças, houve aumento no meio de agosto, mas os números voltaram a recuar, passando de 1.182 atendimentos no período de 17 a 23 de agosto para 1.040 na primeira semana de setembro.

Os casos confirmados de covid-19 indicam estabilização. Pelo modelo de nowcasting — que ajusta o atraso entre sintomas e notificação —, estima-se que 239 casos tenham ocorrido entre 24 e 30 de agosto.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ), o rinovírus é predominante entre crianças, enquanto o vírus da covid-19 aparece mais em idosos. A secretaria reforça a recomendação para que pessoas idosas procurem a unidade de saúde de referência e mantenham a vacinação em dia.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.