Covid tem tendência de redução no Rio de Janeiro, aponta boletim

Relatório da Secretaria de Saúde do Rio mostra queda em indicadores da covid-19, incluindo taxa de positividade e busca por leitos.

Fonte: CenárioMT

Covid tem tendência de redução no Rio de Janeiro, aponta boletim
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O mais recente boletim Panorama Covid, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mostra que cinco dos oito indicadores precoces da doença apresentam tendência de queda. A taxa de positividade nos testes rápidos, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada, recuou, assim como as solicitações de leitos para adultos e crianças com sintomas gripais nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais.

Na rede pública, a positividade caiu de 16,8% para 11,2%. Já na rede particular, a queda foi de 14,1% para 8%. A procura por leitos adultos passou de 652 em agosto para 562 no início de setembro.

Os atendimentos de adultos com sintomas gripais também diminuíram na primeira semana de setembro, caindo de 1.613 casos, entre 10 e 16 de agosto, para 1.490 entre 31 de agosto e 6 de setembro. Entre as crianças, houve aumento no meio de agosto, mas os números voltaram a recuar, passando de 1.182 atendimentos no período de 17 a 23 de agosto para 1.040 na primeira semana de setembro.

Os casos confirmados de covid-19 indicam estabilização. Pelo modelo de nowcasting — que ajusta o atraso entre sintomas e notificação —, estima-se que 239 casos tenham ocorrido entre 24 e 30 de agosto.

Entre as amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ), o rinovírus é predominante entre crianças, enquanto o vírus da covid-19 aparece mais em idosos. A secretaria reforça a recomendação para que pessoas idosas procurem a unidade de saúde de referência e mantenham a vacinação em dia.