Conheça a nova esperança para a depressão na fibromialgia

Um estudo descobriu que esse tipo de abordagem terapêutica pode ajudar os pacientes que sofrem dessa doença reumática a melhorar os sintomas depressivos e até a dor crônica que ela causa.

Fonte: CENÁRIOMT

Conheça a nova esperança para a depressão na fibromialgia
Conheça a nova esperança para a depressão na fibromialgia FOTO:PIXABAY

A fibromialgia é uma doença reumatológica , cuja origem é desconhecida e causa dor crônica. As pessoas que sofrem com isso veem como sua qualidade de vida diminui e, em muitas ocasiões, pode causar depressão . É por isso que os médicos tentam abordar essa patologia de um ponto de vista multidisciplinar, ou seja, tratar também os efeitos psicológicos que essa patologia causa nos pacientes.

Nesse sentido, um estudo do qual participou a Universidade Aberta da Catalunha (UOC), juntamente com a Universidade de Barcelona (UB) e a Universidade das Américas do Equador (UDLA), viu que um novo tipo de abordagem terapêutica, chamada terapia de construção pessoal , pode ser útil para melhorar os problemas psicológicos que essas pessoas podem ter e reduzir seus sintomas depressivos. 

Conheça mais detalhes: Fibromialgia: Saiba o que é, quais os mitos e verdades

Mari Aguilera, pesquisadora do grupo interuniversitário da UOC e da UB, GRECIL, e coautora do estudo, aponta que esses resultados podem ” abrir o leque de terapias eficazes e ganhar flexibilidade para se adaptar às particularidades e necessidades de cada paciente”.

[Continua depois da Publicidade]

E é que, como afirma o especialista, “a fibromialgia não tem causa específica conhecida e nem tem cura, mas uma melhora psicológica repercute na saúde física ”, detalha Aguilera. Isso, em particular, é importante em uma doença que “ainda é questionada por alguns médicos e que muitas vezes é menos importante pelo fato de afetar principalmente as mulheres”, acrescenta.

O que é terapia de construção pessoal?

A terapia cognitivo-comportamental padrão “está mais interessada em como mudar o comportamento do que em por que ele é”, diz Aguilera, enquanto a terapia de construção pessoal tem um foco especial “em como você constrói seu mundo e o que você dá significado . Mas não é assim. muito sobre enfrentá-los, pois trata-se de verificar se os dois podem ser úteis de uma posição diferente”.

Esta terapia foi concebida pelo psicólogo e educador George Alexander Kelly. Segundo sua teoria, as pessoas têm uma ideia de mundo baseada em nossas construções pessoais. Ou seja, a realidade é a mesma para todos, mas a forma como a vivenciamos é diferente. Trabalhar a forma como cada um entende a realidade, em combinação com outras terapias, já foi visto para ajudar as pessoas a superar problemas tão graves quanto a depressão. 

Outros trabalhos anteriores já observaram que a terapia de construção pessoal pode ser útil para tratar a depressão. No entanto, neste novo trabalho, que foi publicado no International Journal of Clinical and Health Psychology , “é a primeira vez que este tipo de terapia foi estudado e demonstrado ser útil para pacientes com fibromialgia”, explica Joan Carles Medina , também autor do trabalho e professor do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da UOC. Segundo este especialista, ter mais recursos comprovados permite a adaptação às preferências do paciente. “Isso nos ajuda a personalizar e adaptar melhor os tratamentos . Temos mais ferramentas para ouvir, aprender e propor estratégias”, conclui.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).