Como evitar a hipertensão? 4 hábitos que aumentam a pressão arterial

Fonte: CENÁRIOMT

blood pressure gcb372a43c 1920

Como evitar a hipertensão? A hipertensão não é uma doença, mas é uma condição perigosa que você pode ter e com a qual arriscar sua vida.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a maior causa de mortes prematuras no mundo.

Ter pressão alta significa que a pressão exercida pelo fluxo de sangue nas paredes de suas veias e artérias é superior aos parâmetros considerados normais .

É conhecida como a “assassina silenciosa”, segundo a OMS, porque quem tem pressão alta não apresenta sintomas graves . A única forma de detectá-la com certeza é por meio da avaliação de um profissional ou com aparelhos para medir a pressão que podem ser usados ​​em casa.

[Continua depois da Publicidade]

Se não descobrir a tempo, com a hipertensão corre o risco de a continuidade do fluxo de oxigênio para ela, o que pode causar danos irreparáveis ​​ao coração.

Embora fatores genéticos, sua idade ou mesmo sua raça possam aumentar as chances de ter hipertensão, existem outros hábitos que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Como evitar a hipertensão?

Observe o que você come

Um dos fatores com maior probabilidade de aumentar a pressão arterial é a alimentação. Além do excesso de sal que você coloca na comida, produtos como queijos, carnes processadas e derivados de soja podem aumentar a pressão arterial, alerta a American Heart Association  (AHA).

Eles também explicam que um produto, por mais natural que seja, pode ter um efeito negativo. É o caso dos suplementos de origem vegetal, como o alcaçuz.

Exercício

Além disso, levar uma vida sedentária também coloca você em risco. A atividade física ajuda a perder peso e ajuda a fortalecer os músculos do coração.

Limite o álcool e os cigarros

Se é fumador ou consome álcool regularmente , deve saber que estes são hábitos que o colocam em risco de hipertensão e o seu uso deve ser limitado.

De acordo com a AHA, a cafeína deve ser limitada a três xícaras por dia se você for saudável, mas se já detectou pressão alta, não deve consumir mais de uma por dia.

Medicação

Se um dia você perceber que sua pressão aumentou, mas não percebeu uma grande mudança que poderia causar isso, isso pode estar associado ao consumo de certos remédios.

Por exemplo,  anti-inflamatórios não esteróides , paracetamol e descongestionantes são alguns dos medicamentos que podem afetar sua pressão arterial.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

[Continua depois da Publicidade]

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).