Casos de SRAG aumentam em Rio, Ceará, Amazonas e Paraíba sem pressionar hospitais

Boletim do InfoGripe mostra crescimento de SRAG em quatro estados, mas casos graves permanecem baixos no país.

Fonte: CenárioMT

Casos de SRAG aumentam em Rio, Ceará, Amazonas e Paraíba sem pressionar hospitais
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O último boletim do InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram no Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. Apesar do crescimento, o impacto nas hospitalizações continua limitado.

No Amazonas, o aumento é concentrado em crianças pequenas e está ligado principalmente ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), sendo o único estado com esse padrão no país.

[Continua depois da Publicidade]

No Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás, a elevação de SRAG ocorre em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, impulsionada pelo rinovírus. Outras regiões do centro-sul, incluindo São Paulo, Nordeste e Amapá, também registram aumento nessa faixa etária.

“Crianças e adolescentes com sintomas de gripe devem permanecer em casa para evitar a transmissão. Idosos e imunocomprometidos devem tomar a vacina contra a covid-19 a cada 6 meses. Outros grupos de risco, como pessoas com comorbidades, precisam de doses de reforço anuais”, alerta Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe.

Brasil

O cenário nacional aponta indícios de queda na tendência de longo prazo nas últimas seis semanas, mas aumento no curto prazo, nas últimas três semanas. Em 2025, foram notificados 163.956 casos de SRAG, dos quais 87.741 (53,5%) com resultado positivo para vírus respiratório, 56.822 (34,7%) negativos e 8.757 (5,3%) aguardando resultado laboratorial.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.