O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil contabiliza 59 notificações de intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em coletiva na Sala de Situação, espaço criado para monitorar e coordenar medidas de resposta aos casos.
Do total de registros, 11 tiveram a presença do metanol confirmada em exames laboratoriais realizados por Centros de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Além disso, há um 12º caso confirmado em Brasília, envolvendo o rapper Hungria, que teve a substância detectada em análise feita no hospital onde segue internado.
“Neste momento, temos 59 casos notificados, entre suspeitos e confirmados. Desses, 11 com confirmação laboratorial. Somado ao caso em Brasília, são 12 pacientes confirmados com intoxicação por metanol”, afirmou Padilha.
O ministro informou ainda que foi registrada uma morte confirmada em decorrência do consumo da substância no estado de São Paulo. Outros sete óbitos permanecem sob investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.