Anvisa proíbe venda de azeite e suplemento alimentar irregular

A Anvisa determinou a apreensão de produtos sem registro e origem desconhecida, incluindo azeite Los Nobles e suplemento Zempyc Natural.

Fonte: CenárioMT

Anvisa proíbe venda de azeite e suplemento alimentar irregular
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (16) resolução determinando a apreensão do azeite de oliva da marca Los Nobles em todo o território nacional. A medida proíbe a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.

Segundo a Anvisa, o azeite é de origem clandestina, não possui anuência da agência e também não é registrado na Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (Anmat), órgão argentino responsável por assegurar a qualidade e segurança de alimentos e medicamentos.

Suplemento alimentar

A mesma resolução suspende a venda do suplemento alimentar Zempyc Natural, que promete emagrecimento e é comercializado por sites, plataformas eletrônicas e redes sociais. A Anvisa alerta que o produto tem origem e composição desconhecidas e utiliza denominação irregular.

O suplemento é divulgado com propagandas enganosas que prometem queima de gordura, redução do apetite, aumento de energia e disposição. A empresa farmacêutica indicada no rótulo afirmou não localizar nenhum registro do produto em seus controles internos.