A melancia é a sua fruta favorita? Saiba se você deve comer

Fonte: CENÁRIOMT

https://www.cenariomt.com.br/saude/
https://www.cenariomt.com.br/saude/ FOTO:PIXABAY

A melancia é uma fruta que o ajudará a resistir às altas temperaturas do verão, graças ao seu alto teor de água.

Além disso, fornece diversas vitaminas ( A , C , B1 e B6), minerais como ferro , potássio , magnésio e  cálcio, além de uma boa quantidade de fibras .

Apesar de ser um produto natural e não processado, pode causar algum desconforto em pessoas com condições médicas específicas. Isso, somente se for consumido em excesso. 

Quem é contraindicado comer muita melancia:

Quem deve cuidar?

Antes, acreditava-se que o excesso de melancia poderia causar hiperidratação , uma condição que danifica diferentes órgãos essenciais, como rins, fígado ou coração. Mas ainda não há literatura médica suficiente para apoiar essa relação. 

[Continua depois da Publicidade]

Está comprovado que é uma fruta com alto teor de FODMAP. Essa sigla engloba carboidratos fermentáveis ​​de cadeia curta que não são digeríveis ou são absorvidos muito lentamente no intestino delgado, e a melancia é um deles.

A maneira como esses tipos de alimentos são digeridos  pode levar a desconforto estomacal , como diarreia, inflamação, inchaço ou inchaço.

É por isso que se diz que comer muita melancia pode causar esses sintomas, o que seria ainda mais complicado se você sofre de doenças subjacentes, como a síndrome do intestino irritável.

Para pessoas com diabetes , a melancia é uma das frutas com alto índice glicêmico , então grandes quantidades dessa fruta podem aumentar os níveis de açúcar no sangue em apenas duas horas.

Quanto é muita melancia?

De acordo com o site Healthline , 4 xícaras (608 gramas) ou mais de melancia podem aumentar os níveis de glicose no sangue, pois contém 36% de frutose.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).