5 alimentos que você deve evitar se tiver fígado gorduroso

Fonte: CENÁRIOMT

5 alimentos que você deve evitar se tiver fígado gorduroso
5 alimentos que você deve evitar se tiver fígado gorduroso FOTO:PIXABAY

fígado gordo não alcoólico é uma das doenças mais diagnosticadas no mundo. Segundo a Sociedade Chilena de Gastroenterologia , devido à pandemia de coronavírus, mudanças na dieta e sedentarismo, o diagnóstico da doença aumentou e atualmente 30% da população chilena sofre com isso. 

As pessoas diagnosticadas com esta doença silenciosa têm fígados que acumularam mais gordura do que o recomendado, o que pode levar a danos graves no fígado se não for tratado. 

Leia também: Sintomas e causas por que o fígado é maior que o normal

Por estar diretamente relacionado ao sobrepeso e à obesidade, a primeira linha de tratamento são as mudanças na dieta. Reduzir porções, se exercitar mais e melhorar a alimentação em geral serão algumas das recomendações dos especialistas.

[CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE]

Saiba quais são alguns dos alimentos que você pode evitar consumir se tiver sido diagnosticado com fígado gorduroso.

Álcool

As bebidas alcoólicas são uma das principais causas de fígado gorduroso e outros tipos de danos ao fígado. Embora os problemas geralmente apareçam com o consumo excessivo, foi demonstrado que isso não precisa ser constante, pois grandes quantidades ingeridas durante os finais de semana, por exemplo, produzem a mesma deterioração.

Carnes vermelhas

A carne vermelha é uma das maiores fontes de proteína em gordura saturada e as que irão aumentar a gordura que se acumula ao redor dos órgãos, principalmente o fígado.

Cortes de carne bovina, suína e salsicha podem ser substituídos por legumes, tofu ou peixe com alto teor de gordura. 

Comidas fritas

Claro, os alimentos com mais gordura que você pode encontrar no mercado são frituras. Não importa se você os fez em casa ou os comprou, eles contêm altos níveis de gordura, calorias e sal, todos ingredientes que devem ser controlados em pessoas com fígado gorduroso.

Adicionado açúcar e sal

Alimentos com muito sal ou açúcar, como salgadinhos, amendoim salgado, doces ou assados, são os responsáveis ​​diretos pela pressão arterial e picos de açúcar. 

Dietas ricas em açúcares, especialmente frutose, estariam diretamente relacionadas ao ganho de peso, podendo resultar em fígado gorduroso. 

Por outro lado, o sal também vem sendo estudado por estar diretamente relacionado ao diagnóstico da doença.

Carboidratos refinados

Naturalmente, arroz e trigo são alimentos ricos em fibras , mas é costume na indústria alimentícia processá-los para clareamento antes da venda. É através desta técnica que se obtém o arroz branco e se obtém a farinha branca, mas também se perde grande parte da fibra que fornecem.

Dietas que contêm muitos grãos refinados geralmente causam aumento da glicose no sangue e estão diretamente relacionadas ao diagnóstico de fígado gorduroso, segundo estudos .

[CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE]

Em vez disso, versões integrais dos mesmos grãos podem ser preferidas, ou batatas ou legumes podem ser substituídos. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).