Receita de pão de mel delicioso e fácil

Receita de pão de mel
Foto de Caroline Hernandez na Unsplash

A receita de pão de mel é um doce tradicional que tem origem na Europa e se popularizou no Brasil. Ele consiste em um bolo macio e úmido, feito com mel e especiarias como canela, cravo, gengibre e noz-moscada, coberto com chocolate. O pão de mel pode ser recheado com doce de leite, brigadeiro, creme de avelã ou outro sabor de sua preferência.

Existem diversas formas de fazer pão de mel, mas a receita básica é simples e fácil de seguir. Você vai precisar de farinha de trigo, açúcar mascavo, chocolate em pó, leite, manteiga, ovos, fermento em pó, bicarbonato de sódio e as especiarias. Para a cobertura, você pode usar chocolate meio amargo ou ao leite derretido com um pouco de manteiga.

Para começar, você deve untar uma forma com manteiga e farinha de rosca e pré-aquecer o forno a 180 graus. Em uma tigela grande, bata o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos até ficar homogêneo. Adicione o leite e a farinha alternadamente, sem parar de bater. Por último, misture o bicarbonato e as especiarias.

Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até que um palito saia limpo ao espetar o bolo. Deixe esfriar e desenforme. Se quiser rechear o pão de mel, corte-o em quadrados e faça um corte horizontal em cada um. Coloque o recheio de sua escolha e feche os quadrados.

[Continua depois da Publicidade]

Para fazer a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga e mexa bem até ficar liso. Espete um palito em cada pedaço de pão de mel e mergulhe no chocolate derretido. Coloque sobre uma grade ou um papel manteiga para secar. Depois é só se deliciar com essa maravilha!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.