Delícia de Milho: Aprenda a Fazer Curau Cremoso de dar Água na Boca

Descubra o passo a passo para preparar essa sobremesa clássica e irresistível com o sabor do milho

Fonte: Lucas Rosendo

receita de curau cremoso
Foto: Canva

Quando se fala em sobremesas brasileiras tradicionais, a receita de curau cremoso de milho certamente ocupa um lugar de destaque. Essa delícia, feita com milho fresco e outros ingredientes simples, conquista paladares com sua textura aveludada e sabor doce e reconfortante.

Seja como uma opção para encerrar uma refeição especial ou como um mimo para qualquer momento, o curau cremoso é uma escolha certeira. Neste artigo, compartilharemos com você a receita clássica para fazer curau cremoso em sua própria cozinha.

Receita de curau cremoso – Ingredientes:

  • 4 espigas de milho verde
  • 500 ml de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Canela em pó para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Retire os grãos de milho das espigas, utilizando uma faca afiada.
  2. Reserve cerca de 1/4 dos grãos para adicionar textura ao curau.
  3. No liquidificador, coloque os grãos de milho (exceto os reservados), o leite, o açúcar e o sal.
  4. Bata bem até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  5. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Despeje a mistura do liquidificador na panela e adicione os grãos de milho reservados.
  6. Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com uma colher de pau ou fouet, por aproximadamente 20-25 minutos, ou até que o curau adquira uma consistência cremosa e engrosse levemente.
  7. Desligue o fogo e deixe o curau esfriar um pouco antes de transferi-lo para tigelinhas individuais.
  8. Leve as tigelinhas à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até que o curau esteja completamente gelado e firme.
  9. Na hora de servir, polvilhe canela em pó por cima do curau, se desejar.

O curau cremoso de milho é uma sobremesa clássica e irresistível que traz o sabor do milho fresco em uma textura aveludada e doce. Com poucos ingredientes e um processo simples, é possível preparar essa delícia em casa e encantar todos com seu sabor autêntico.

Seja para compartilhar com a família em momentos especiais ou para se deliciar sozinho, o curau cremoso é uma opção de sobremesa que agrada a todos. Experimente essa receita tradicional e deixe-se envolver pela doçura e cremosidade desse prato brasileiro. Aproveite cada colherada e desfrute de um momento de prazer gastronômico. Bom apetite!

[Continua depois da Publicidade]

Se você quiser fazer mais de uma receita, você pode fazer uma receita de polenta de fubá que é uma delícia e combina perfeitamente!

Curtiu nosso conteúdo?

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.