Oração matinal para as crianças, para que elas comecem bem o dia

Fonte: CENÁRIOMT

oracao da manhã para as crianças
oracao da manhã para as crianças

Quando as crianças são ensinadas a recitar frases, permitimos que elas aprendam a conversar com Deus desde a primeira idade, é por essa razão que há uma oração matinal para as crianças, é uma maneira de elas estarem com o Senhor desde o momento em que acordam de manhã.

É maravilhoso cultivar o hábito da oração desde a infância. Ensinar às crianças como conversar com Deus é algo simples e valioso. Elas têm naturalidade para se dirigir a Ele, sem medo. O que precisamos transmitir é a importância e o significado profundo da oração em suas vidas e no seu crescimento como pessoas bondosas. Se desejar conhecer mais sobre esse assunto, pode ler a oração para São Nicolau de Bari.

Reze com as crianças

Criar um ambiente propício:

  • Comece em um local tranquilo e livre de distrações.
  • Escolha um momento em que a criança esteja calma e receptiva, como antes de dormir ou ao acordar.

Tornar a oração simples e acessível:

[Continua depois da Publicidade]
  • Utilize linguagem que a criança compreenda, evitando termos religiosos complexos.
  • Comece com orações curtas e fáceis de memorizar.
  • Incentive a criança a expressar suas próprias palavras e sentimentos em suas orações.

Incorporar atividades lúdicas:

  • Utilize músicas, histórias e recursos visuais para tornar a oração mais interessante e divertida.
  • Crie um “cantinho de oração” com imagens, velas e outros objetos que inspirem a criança.
  • Incentive a criança a desenhar ou representar suas orações através de atividades criativas.

Ser um modelo de fé:

  • Demonstre sua própria fé através da oração regular e fervorosa.
  • Compartilhe com a criança seus próprios momentos de oração e os frutos que você colhe.
  • Seja paciente e compreensivo, pois a criança pode levar tempo para se familiarizar com a oração.

Oração matinal para as crianças

Se queremos que as crianças cresçam como boas cristãs, devemos ensiná-las a orar desde cedo, isso formará o vínculo necessário com Deus para que possam se comunicar com ele, o ideal é fazê-lo de manhã, quando estiverem descansadas e cheias de energia.

Jesus, meu amigo Jesus, que é caridoso e culto, vou glorificá-lo quando acordar. Jesus, ouça minha oração que faço a você, participe e proteja minha família e amigos. Jesus, ajude meus olhos a ver todas as coisas piedosas que você me deu.

Jesus, ajude meus ouvidos a ouvir, peça ajuda de longe e de perto. Jesus, ajude minhas pernas a ir do jeito que você me leva. Jesus, ajude meus braços a fazer todas as coisas amorosas, gentis e verdadeiras. Não permita que as crianças sofram. Jesus, ouça-me, estou falando com você hoje em tudo o que faço e em tudo o que digo. Amém.

Oração ao levantar

Esta é uma oração curta, mas bonita e significativa, ideal para os pequenos memorizarem e dizerem sozinhos ou acompanhados quando acordam em suas camas, eles podem realizar a oração matinal pelas crianças.

O homem me coloca para dormir, ele me acorda de manhã, graças a ele eu tenho comida para comer. Quando estou chorando, ligo para ele, porque sei que ele está ao meu lado, e se o dia for difícil, ele também está comigo, e é por isso que confio nele. Ele está sempre comigo, Jesus vive, é assim. Com muito amor e bondade, ele sorri para mim. A morte dele me libertou, eu sei que você nunca vai me deixar em paz. Amém.

Para o café da manhã

A maneira de ensinar as crianças a agradecer é começar com coisas simples e cotidianas, e uma delas é a comida que comemos de manhã, é bom que elas saibam que, graças ao amor do pai, não nos falta comida, ou elas também podem agradecer por um belo dia que lhes permite brincar ao ar livre, o importante é que elas saibam como agradecer as coisas boas que o Senhor tem para elas, por exemplo, da oração matinal para as crianças.

Agradeço a você, Jesus, por todos nós que vivemos ao redor desta mesa, aqui para orar, inicialmente, agradecemos pelo novo dia. Aos meus entes queridos e amigos, agradecemos pelos presentes que o céu nos dá, a água da vida e o pão de cada dia. Obrigado pelas inúmeras bênçãos que nosso Deus envia, Obrigado, Jesus, por todos, pelos grandes e pelos pequenos.

Obrigado pelos momentos felizes, obrigado por estar comigo quando estou triste, nos bons e nos maus momentos, nós agradecemos e estou feliz. Amém.

Oração matinal curta

Quando as crianças são pequenas, elas têm períodos um pouco curtos de concentração, por isso é ideal que elas comecem em oração com orações que não são muito longas, para que, pouco a pouco, se sintam confortáveis com essa atividade. Deve-se ter em mente que este não deve ser um ato oneroso para o bebê, mas deve ser reconfortante. Se você quiser aprender mais sobre esses tópicos religiosos, pode ler parábolas de Jesus.

Senhor, quando abro meus olhos de manhã e vejo a luz, percebo que devo isso a você, levanto os braços e começo a orar. Eu sei que vou começar meu dia com alegria. Proteja-me do pecado durante este dia, e se eu morrer antes que ele termine, salve minha alma e leve-a para o filho de Deus, seu filho, e me leve com ele para me abrigar e me manter.

Uma vida obediente

Nicolau nasceu em Patara, uma cidadezinha marítima da Lícia, na Turquia meridional, no III século d.C., em uma família rica, que o educou ao cristianismo. A sua vida, desde a sua juventude, foi marcada pela obediência. Ao tornar-se órfão, ainda muito jovem, de pai e mãe, Nicolau, recordando a passagem evangélica do “Jovem Rico”, empregou toda a riqueza paterna à assistência dos necessitados, enfermos e pobres.

Foi nomeado Bispo de Mira e, sob o império de Diocleciano, foi exilado e preso. Depois da sua libertação, em 325, participou do Concílio de Niceia e faleceu em Mira em 343.

Foram muitos os episódios transmitidos sobre Nicolau e todos dão testemunho de uma vida ao serviço dos mais fracos, pequeninos e indefesos.

Para proteção

Com esta oração matinal pelas crianças, eles aprenderão que o Senhor as protege o tempo todo e está lá para elas quando estão em perigo ou quando alguém com más intenções se aproxima delas. As crianças também sentem medo em certas situações, se as ensinarmos a orar adequadamente, elas encontrarão tranquilidade e serenidade na oração, já que se sentirão protegidas por um poder superior. Se você quiser saber mais sobre esses tópicos, pode ler: Quantos milagres, filho Jesus?

[Continua depois da Publicidade]

Senhor, exaltado, você é minha proteção e eu descanso em sua sombra. Você é apenas a minha zona de segurança. Eu confio em você, meu senhor. Eu sei que você vai me salvar de cada engano e me proteger de problemas de saúde. Você vai me cobrir de penas e me abraçar com suas asas. Ele vai cuidar de mim, suas promessas são meu escudo e ele me protege. Não tenho medo da noite ou dos perigos do dia.

Não tenho medo do escuro ou de qualquer desastre que aconteça na luz. Não há mal que me afete, não há mal que o Senhor não conquiste, ele é meu refúgio. As pragas não virão à minha casa porque Deus é meu refúgio. Ele envia seus anjos para me proteger onde quer que ele vá. Já que o Senhor diz: “Eu resgatarei aqueles que me amam”. “Eu protegerei aqueles que confiam em meu nome.” Quando eu ligo, ele atende. Ele está comigo em apuros.

Quem foi São Nicolau de Bari – Um Defensor dos fracos

Uma das histórias mais antigas, transmitidas sobre a vida de São Nicolau, diz respeito a um seu vizinho de casa, que tinha três filhas, já na idade de se casar, mas não tinham dinheiro suficiente para comprar o dote. Para livrá-las da prostituição, certa noite, Nicolau colocou dinheiro em um pano e o jogou pela janela da casa do vizinho e saiu correndo para não ser visto. Graças àquele presente, a primogênita do vizinho conseguiu se casar. O generoso benfeitor repetiu aquele gesto, outras duas vezes, mas, na terceira noite, o pai das moças saiu rápido de casa para saber quem era aquele benfeitor. Mas o Santo lhe pediu para não dizer nada a ninguém.

Outra história diz respeito a três jovens estudantes de teologia a caminho para Atenas. O dono da hospedaria, onde os jovens tinham parado para passar a noite, os roubou e os matou, escondendo os seus corpos em uma pipa. O Bispo Nicolau, que também viajava para Atenas, parou na mesma hospedaria e, enquanto dormia, teve uma visão sobre o crime cometido pelo dono. Então, recolhendo-se em oração, São Nicolau deu novamente a vida aos três estudantes e obteve a conversão do dono malvado.

Este episódio, como o da libertação misteriosa de Basílio, – um rapaz sequestrado por piratas e vendido como doméstico a um emir, o qual, segundo a lenda, reapareceu, misteriosamente, na casa dos seus pais, com cetro de ouro do soberano estrangeiro – contribuíram para difundir a fama de Nicolau como padroeiro das crianças e dos jovens.

Protetor dos navegantes

Durante os anos da sua juventude, Nicolau embarcou para ir em peregrinação à Terra Santa. Passando pelos mesmos caminhos percorridos por Jesus, Nicolau rezou para poder fazer a mesma experiência, mais profunda e solidária, da vida e dos sofrimentos de Jesus. No caminho de retorno, ocorreu uma tremenda tempestade e o navio arriscava naufragar. Nicolau pôs-se, discretamente, em oração e o vento e as ondas, de repente, se acalmaram para o estupor dos marinheiros, que temiam naufragar.

São Nicolau de Bari

Depois da morte de São Nicolau, seu túmulo em Mira tornou logo meta de peregrinação; as suas relíquias foram consideradas milagrosas, por causa de um misterioso líquido, chamado maná de São Nicolau, que saía de dentro. Quando, no século XI, Lícia foi tomada pelos Turcos, os venezianos procuraram apoderar-se, mas foram precedidos pelos habitantes de Bari. Assim, levaram suas relíquias para a Apúlia, em 1087. Dois anos depois, foi concluída a cripta da nova igreja, desejada pelo povo de Bari, no lugar onde surgia o palácio do “catapano” bizantino. O papa Urbano II, escoltado pelos cavaleiros normandos, senhores da Apúlia, colocou as relíquias do Santo sob o altar, onde se encontram ainda hoje.

A translação das relíquias de São Nicolau teve um impacto extraordinário em toda a Europa. Na Idade Média, seu santuário na Apúlia tornou-se uma importante meta de peregrinações, com o consequente resultado da difusão do culto de São Nicolau de Bari e não com o nome de São Nicolau de Mira.

Santa Klaus

Nos Países Baixos, em geral, nos territórios germânicos, a festa invernal de São Nicolau (em holandês “Sint Nikolaas” e depois “Sinteklaas”) e, de modo particular, a sua proteção das crianças, deram origem à tradição infantil da espera de presentes: nas vésperas da festa do Santo, as crianças deixam sapatos ou meias sobre uma cadeira ou ao lado da lareira e vão dormir, confiantes de encontra-los no dia seguinte cheios de doces e presentes.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.