Voltando em Paz: mãe e três filhos brasileiros-palestinos chegam ao Brasil

Força-tarefa do Governo Federal envolve Ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, da Defesa e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Fonte: AgênciaGov

Voltando em Paz: mãe e três filhos brasileiros-palestinos chegam ao Brasil -
Voltando em Paz: mãe e três filhos brasileiros-palestinos chegam ao Brasil -

Um bebê nascido na véspera do Natal de 2023, uma criança de dois anos, outra de quatro anos e a mãe deles, todos brasileiros-palestinos, chegam ao Brasil neste sábado (10/02). Eles foram autorizados a cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, em Rafah, na quarta-feira (7/02).

Embora os quatro já estivessem em listas anteriores dos autorizados a deixar a região, a família não pode embarcar antes para o Brasil por conta da gravidez avançada da mãe.

[Continua depois da Publicidade]

Eles integram mais uma etapa da Operação Voltando em Paz, realizada pelo Governo Federal desde outubro de 2023 para repatriar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. A força-tarefa para repatriar os quatro envolveu uma atuação conjunta dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, da Defesa e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Ao desembarcar no Brasil, neste sábado, a família será recebida por equipes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e encaminhadas para um abrigo na cidade de São Paulo — onde receberão atendimento médico e psicossocial.

[Continua depois da Publicidade]

Com data ainda a definir, os quatro serão deslocados para um abrigo em Minas Gerais. A Força Aérea Nacional (FAB) tem intermediado as negociações para os deslocamentos da família em aeronaves comerciais.

Durante o período que aguardaram a repatriação, os quatro ficaram alojados em Rafah, em uma casa alugada pela representação brasileira em Ramala. Eles receberam assistência enquanto aguardavam o momento de cruzar a fronteira, como recursos para alimentos, água e remédios.

Desde 10 de outubro de 2023, quando começou o conflito entre Israel e Hamas, 1.560 brasileiros e familiares próximos que se encontravam em Israel ou na Palestina e que manifestaram intenção de partir foram retirados da região pela Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

— news —

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.