Termina nesta sexta-feira (7), às 18h, o período de inscrições para o vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB). As candidaturas devem ser realizadas de forma online por estudantes indígenas que buscam o primeiro curso superior ou que não tenham concluído graduação anterior.
A seleção é fruto de cooperação entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, com objetivo de ampliar o acesso de povos indígenas ao ensino superior. Podem participar candidatos que concluíram ou estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas, ou em instituições privadas mediante comprovante de bolsa integral ou parcial mínima de 50%.
Durante a inscrição, o candidato deve informar se necessita de atendimento especializado ou se deseja utilizar nome social. Apenas uma inscrição por CPF é permitida, e é exigida declaração de que não houve conclusão de curso superior.
Vagas
São 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação, nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Planaltina e Gama. A oferta inclui licenciaturas e bacharelados nos turnos diurno e noturno, como administração, nutrição, psicologia, saúde coletiva e diferentes áreas de engenharia.
Etapas de seleção
A seleção será realizada pelo Cebraspe e terá duas fases:
- Provas objetiva e de redação, em 7 de dezembro, com caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação documental e entrevista pessoal, entre 8 e 10 de dezembro, com caráter eliminatório.
Mesmo com vagas no Distrito Federal, as provas e entrevistas ocorrerão em diversas localidades indígenas e cidades como Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).
Para validar a inscrição, o candidato deve enviar documentação e uma fotografia recente, com rosto e ombros visíveis. Caso a imagem não esteja conforme os requisitos, poderá haver identificação especial no dia das provas.



















