Trump impõe tarifa de 50% e exclui minérios e aviões

Nova medida assinada por Donald Trump eleva tarifas de produtos brasileiros, mas mantém exceções estratégicas.

Fonte: CenárioMT

Embraer 190
Trump impõe tarifa de 50% e exclui minérios e aviões - Foto: Antonio Milena/Arquivo Abr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que impõe uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, mas com cerca de 700 exceções. Entre os itens que não serão afetados pela medida estão suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo motores, peças e componentes.

Outros produtos poupados incluem polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e insumos energéticos. Por outro lado, café, frutas e carnes brasileiras não foram incluídos nas exceções e serão submetidos à nova tarifa.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o documento oficial, a medida entrará em vigor em 6 de agosto. Produtos brasileiros que já estiverem em trânsito para os EUA até essa data não serão tarifados.

Na justificativa da ordem, o governo americano classifica o Brasil como uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional dos Estados Unidos — linguagem semelhante à utilizada contra países como Cuba, Venezuela e Irã.

[Continua depois da Publicidade]

O texto ainda prevê que a lista de isenções poderá ser revisada caso o Brasil adote posturas alinhadas com os interesses de segurança, economia e política externa dos EUA.

Trump também deixou claro que poderá intensificar as tarifas caso o Brasil opte por medidas de retaliação. “Se o Governo do Brasil retaliar aumentando as tarifas sobre as exportações dos Estados Unidos, aumentarei a alíquota ad valorem estabelecida nesta ordem em um montante correspondente”, afirma o documento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.