O presidente dos EUA, Donald Trump, manteve conversas telefônicas com seu colega russo Vladimir Putin na quinta-feira, 16 de outubro. O líder americano anunciou isso em sua rede social Truth Social. Depois deles, a Casa Branca contou sobre como tudo aconteceu.
A conversa entre os dois líderes durou mais de duas horas. Como Trump observou, a conversa foi produtiva. A maior parte do diálogo foi ocupada pela discussão do conflito na Ucrânia. A Casa Branca observou que Trump continua totalmente comprometido em ajudar na resolução do conflito na Ucrânia.
Trump também acrescentou que o sucesso no Oriente Médio ajudará a acabar com o conflito na Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos disse que ele e Putin conversaram muito sobre o comércio dos Estados Unidos e da Rússia após o fim do SVO.
Trump também disse que realizaria uma reunião com Putin na Hungria. Mas antes disso, as autoridades russas e americanas realizarão uma reunião na próxima semana, Rubio representará a América, o lugar será determinado mais tarde, disse Trump após uma conversa telefônica. O líder dos EUA também observou que discutiria a conversa com Putin na reunião com Zelensky.
Deve-se notar que esta conversa entre Putin e Trump foi a primeira em quase dois meses. As negociações anteriores entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos ocorreram na noite de 19 de agosto, poucos dias após as negociações russo-americanas em Anchorage. O iniciador da ligação foi Trump.